Linhas 8 e 9 da CPTM: pintura especial dos trilhos reduz riscos de descarrilamento e rupturas
Usada pela primeira vez em uma ferrovia no país, a pintura anti-flambagem tem sido utilizada nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da concessionária ViaMobilidade, fiscalizada pela Artesp – Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo. A técnica desenvolvida pela concessionária consiste em pintar os trilhos em locais críticos e com excesso de calor para evitar o superaquecimento das estruturas e reduzir riscos de descarrilamento ou rupturas devido às altas temperaturas, que podem atingir entre 40°C e 60°C no verão.
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A tinta, na cor branca metálica, a mesma da sinalização de ruas, é aplicada na lateral, alma e patim (meio e parte inferior) dos trilhos, com o auxílio de um veículo rodoferroviário e um carrinho com injetores. O procedimento reduz em até seis graus a temperatura da via férrea, a amplitude térmica e a captação de calor. Dessa forma, a incidência de flambagem, fenômeno de instabilidade estrutural e constante preocupação no setor ferroviário, diminui por não ocorrer a dilatação das estruturas.
São 35 quilômetros de trilhos localizados em trechos estratégicos que receberão a pintura. De acordo com Alan Santana, gerente-executivo de Manutenção da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9, a iniciativa é parte das medidas de resiliência climática adotadas pela concessionária que colaboram para a eficiência da operação e, consequentemente, na segurança dos passageiros.
“A diminuição da temperatura evita problemas na via permanente e reduz o risco de incidentes que possam comprometer os serviços. Com a solução, há maior disponibilidade na via e menos necessidade de manutenção corretiva”, conclui Santana.
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