Ícone do site Portal Capital Liberal

Macaé sedia a 2ª Conferência Regional da Saúde do Trabalhador

Macaé sedia a 2ª Conferência Regional da Saúde do Trabalhador

A 2ª Conferência Regional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Norte Fluminense foi realizada nesta quinta-feira (10), no teatro do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro/NF), no Centro da cidade, com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”. A realização foi do Conselho Municipal de Saúde de Macaé. O evento foi voltado para entidades e instituições que compõem a Sociedade Civil Organizada. O objetivo foi fortalecer o controle social e aumentar a participação popular para o desenvolvimento de programas e ações dos órgãos setoriais do Estado em defesa da saúde do trabalhador e da trabalhadora. As propostas elaboradas serão encaminhadas à 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT), em junho, no Rio de Janeiro. Já a 5ª Conferência Nacional será realizada em agosto, em Brasília.
A mesa de abertura foi composta pelo Secretário Municipal de Saúde de Macaé, Lucas Dias, que representou o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende; a vereadora de Macaé e médica do trabalho Mayara Rezende, que também integra a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e do Trabalhador da Câmara Municipal; o vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Lidiston Pereira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Macaé, Pedro Paulo Pires Carvalho; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Macaé, Roberta Magalhães; e a assistente social do Sindipetro/NF, Danielle Araújo.
“Nós acreditamos no SUS e na saúde pública como um todo. A realização dessa Conferência é fundamental para dialogarmos com a sociedade organizada e podermos colher os frutos dessa semente que está sendo plantada aqui logo ali na frente. Salvar vidas é fazer com que a população entenda a necessidade da prevenção e do cuidado”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Lucas Dias.
“Enquanto profissionais de saúde, precisamos atuar cada vez mais com a prevenção. A promoção da saúde é o meu lema, é o que eu carrego. Eu fico muito feliz em estar participando dessa Conferência, que é um marco histórico para Macaé. Há 10 anos esse encontro não era realizado. Nós só vamos construir políticas públicas com diálogo. E esse evento é justamente para isso”, disse a vereadora Mayara Rezende.
Macaé recebeu delegações dos municípios da região Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. Os debates abordaram os eixos: “1- Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, “2- A novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora” e “3 – Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social”.Abril Verde
A 2ª Conferência Regional do Norte Fluminense de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora integra o Movimento Abril Verde, promovido em Macaé pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador de Macaé (Paist). O objetivo do movimento é conscientizar os trabalhadores formais e informais sobre a importância de notificar os acidentes de trabalhos.
No próximo dia 28 é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho”. O Paist funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 634, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (22) 2759-3099 ou através do e-mail: pstrab.macae@yahoo.com.br.

Sair da versão mobile