Ícone do site Portal Capital Liberal

Mais de 80 blocos vão desfilar neste fim de semana no Rio de Janeiro

Mais de 80 blocos vão desfilar neste fim de semana no Rio de Janeiro

Mais de 80 blocos e mega blocos vão desfilar neste fim de semana na capital fluminense. A tarde e a noite de sábado e domingo reservam muito Carnaval para os foliões que estão sedentos pela folia.

Na programação, blocos queridinhos como o Simpatia é Quase Amor, que desde 1985 arrasta uma multidão pelas ruas de Ipanema e faz seu desfile a partir das quatro horas da tarde.

Na praça Tiradentes, no Centro, às seis da tarde, foliões vão marcar presença no Bloco das Carmelitas, que desde 1990 reforça a lenda da freirinha que teria fugido do Convento em Santa Teresa para brincar o carnaval.

Na região portuária, no bairro da Sáude, às quatro horas da tarde, tem desfile do Batuke de Ciata,  com bateria composta em sua grande maioria por mulheres.

O bloco reverencia a baiana que se mudou para o Rio e ficou conhecida como tia Ciata. Foi na casa dela, frequentada por Pixinguinha, Donga, Heitor dos Prazeres, João da Baiana, Sinhô e Mauro de Almeida, que teria nascido o samba.

Domingo de manhã também é dos apaixonados do Fogo e Paixão no Largo São Francisco de Paula no centro.

E também no centro às oito horas da manhã tem o tradicional cortejo do Cordão do Boitatá.

Na zona sul destaque para o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, o Blocão de Copacabana e o Tá pirando, Pirado, Pirou, na Urca.

Na zona norte, foliões vão poder brincar no Fuzuê da Ilha, na Ilha do Governador, Pipoca e Guaraná, na Tijuca,  e Perereca Medrosa no Engenho da Rainha entre outros.

Zona Oeste e Barra também tem folia neste domingo com a Banda da Barra, o Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba, o Tá Pirando, Pirado, Pirou, de Padre Miguel e o Timoneiros da Viola, no Oswaldo Cruz.

Cultura Rio de Janeiro 10/02/2023 – 21:13 Roberto Piza / Guilherme Strozi Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional carnaval Rio de Janeiro sexta-feira, 10 Fevereiro, 2023 – 21:13 114:00

Sair da versão mobile