O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia representa um marco nas relações internacionais, com redução gradual de tarifas e novas regras em áreas como propriedade intelectual e sustentabilidade. Pequenas empresas brasileiras que já exportam para a Europa deverão ampliar sua presença global. Por outro lado, pequenos negócios que não estão exportando, deveriam se preparar para competir no mercado externo, assim como no interno.
“O continente europeu é reconhecido por exportar regras rígidas em áreas como sustentabilidade, meio ambiente e condições de trabalho. Cumprindo essas exigências, as empresas ganham credibilidade para atuar em outros mercados internacionais. Já os que atuam no exclusivamente no mercado interno precisarão se preparar para competir com produtos europeus que chegarão ao Brasil com preços acessíveis, qualidade e forte apelo de marca. Uma boa forma de encarar esse cenário é investir no processo de internacionalização, que demanda melhorias em produtividade, qualidade e competividade”, avalia Mauricio Chacur, gerente de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
Apoio institucional
O Sebrae Rio surge como aliado estratégico nesse processo, oferecendo programas como o ProGlobal, voltado para apoiar a internacionalização de micro e pequenas empresas. A iniciativa ajuda empreendedores a se adaptarem às exigências do mercado externo e a desenvolverem produtos diferenciados com identidade brasileira, capazes de conquistar consumidores em diversos países.
Preparação é essencial
Empresas que não tenham um planejamento estratégico e uma boa gestão terão dificuldades em competir. Já aquelas que investirem em produtividade, inovação, gestão financeira e operacional terão condições de crescer e conquistar mercados não apenas na Europa, mas também nos Estados Unidos e na Ásia.
Novas oportunidades
Além de acesso a novos mercados, o acordo também possibilitará que empresas brasileiras possam adquirir matérias-primas e tecnologias inexistentes no país, ampliando sua competitividade. Setores como o têxtil, por exemplo, podem se beneficiar ao combinar insumos europeus de alta qualidade com a criatividade e brasilidade, criando produtos atrativos para o mercado global.
