Ícone do site Portal Capital Liberal

Mesa Diretora do Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial toma posse

Mesa Diretora do Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial toma posse
A Mesa Diretora do Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (COMPPIR) tomou posse na tarde desta terça-feira (13), no Paço Municipal. Data em que foi decretada a Lei Áurea, em 1888, decisiva para a abolição da escravatura no Brasil. Os integrantes vão atuar até o dia 15 de abril de 2027.
A secretária Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial, Ingrid Fernandes, representando o prefeito Welberth Rezende, ressaltou a importância do evento.
“Hoje é um dia de resistência. Devemos estar fortalecidos e preparados para combater e lutar. Escolhemos uma nova Mesa Diretora que irá tratar de matérias especiais sobre a igualdade racial que é uma pauta necessária e latente nos dias de hoje que ainda existem pessoas racistas. Temos que estar juntos todos os dias para combater o racismo estrutural e velado, para que a população negra tenha os seus direitos reconhecidos”, pontuou.
A presidente do COMPPIR, Francisca Fernanda Machado de Souza, agradeceu a oportunidade de estar na presidência do conselho e ressaltou que o trabalho será coletivo.
“Gratidão pela oportunidade. Será um trabalho coletivo, onde todos vão construir políticas públicas para a nossa população negra”, disse.
O vice-presidente, Dorniê Matias, destacou a importância da equidade racial. “Muito já foi feito, mas, há muito ainda para fazer. Não podemos deixar de citar e agradecer as pessoas que nos antecederam nessa luta com resistência. O conselho tem um papel fundamental para que possamos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou.
A cerimônia de posse contou ainda com a presença dos representantes da Secretaria Executiva de Ensino Superior, Mateus Neves; do Legislativo, a vereadora Liomar Queiroz e do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ da Baixada Litorânea, Willysson Barboza.

Conselho– O conselho tem como objetivo acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas que promovam a igualdade racial referente às temáticas étnico-raciais. Ao todo, são oito vagas para o conselho e todas para representantes de entidades da sociedade civil organizada.

Disque Racismo– O atendimento do Disque Racismo pelo número (22) 99244-7709, que funciona 24 horas, também é uma atividade importante de denúncias. O canal possibilita o envio de imagens e áudios para compor a denúncia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 53% da população da cidade de Macaé, se declara negra.

Sair da versão mobile