Ícone do site Portal Capital Liberal

Metas climáticas de grandes empresas dependem dos pequenos, alerta Sebrae na COP30

Metas climáticas de grandes empresas dependem dos pequenos, alerta Sebrae na COP30

Metas climáticas de grandes empresas dependem dos pequenos, alerta Sebrae na COP30

O cumprimento das metas climáticas das grandes corporações está ameaçado pela exclusão dos pequenos negócios das cadeias de valor sustentáveis. O alerta foi feito por Vinicius Lages, gerente nacional da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae, durante lançamento de compromisso global na COP30, na última segunda-feira (17).

“Não haverá cumprimento das NDCs nem metas de Escopo 3 sem o envolvimento dos pequenos negócios. As grandes empresas não conseguirão fazer a descarbonização sem incluí-los em suas cadeias de valor”, afirmou Lages no painel realizado no pavilhão “We Mean Business”.

O representante do Sebrae destacou a dupla face dos pequenos negócios na crise climática: “Eles vivem uma dualidade: são os mais vulneráveis aos riscos climáticos, mas são também parte fundamental da solução”. A fala de Lages ocorreu durante o lançamento de documento da SME Climate Hub que estabelece quatro pilares para ação: políticas específicas para PMEs, promoção de casos de negócio sustentáveis, orientações simplificadas e financiamento verde acessível.

“Não haverá cumprimento das NDCs nem metas de Escopo 3 sem o envolvimento dos pequenos negócios”, destacou Vinicius Lages

O Sebrae, que aderiu formalmente à iniciativa na semana anterior ao evento, reforçou sua estratégia de garantir que os 23,6 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras tenham acesso aos mecanismos de apoio necessários para a transição verde. O painel contou com representantes de quatro continentes, incluindo Pamela Jouven, diretora da SME Climate Hub; Fernando De Lucca, cofundador da Ceres Seeding; Maria Tuyuc, presidente da Rede Global de Empreendedores Indígenas; e Yue Pan, pesquisadora da Universidade de Helsinki.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transformou sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

Sair da versão mobile