

Equipes estão na Praia do Bosque, fazendo manutenção e limpeza da rede de drenagem. Trabalho segue nos próximos dias
Desde o início da atual Gestão Municipal, a Prefeitura de Rio das Ostras vem priorizando o combate ao despejo irregular de dejetos nos rios e praias. Esta semana, as equipes da Secretaria de Manutenção de Infraestrutura Urbana e Obras Públicas estão na Praia do Bosque, onde foi identificada uma mancha escura na areia.
O trabalho segue pelos próximos dias, quando as equipes farão intervenções em toda a extensão da Orla para desobstruir redes e identificar possíveis ligações clandestinas.
De início, as equipes de Serviços Públicos estão fazendo a manutenção da rede de drenagem e implantação de novos drenos nas saídas de águas pluviais que deságuam na praia.
Os próximos passos da ação incluem a inspeção em todas as caixas de passagem e na rede de águas pluviais para retirar resíduos e também identificar e eliminar possíveis ligações clandestinas de esgoto.
“Encontramos todos os drenos obstruídos, demonstrando que não houve manutenção nos últimos anos. Fazemos agora um trabalho minucioso, de grande porte, envolvendo várias secretarias. Pedimos a compreensão da população por transtornos temporários e a colaboração de todos para que denunciem ligações clandestinas de esgoto”, explicou o subsecretário de Serviços Públicos, Diogo Azevedo.
TRABALHO INTEGRADO – Esse trabalho está sendo realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Obras e de Meio Ambiente em conjunto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE e apoio da concessionária Rio + Saneamento.
“Assim como estamos fazendo por diferentes áreas da Cidade, a equipe do SAAE fará um levantamento com vistoria técnica nas redes de esgoto e galerias de águas pluviais, também em residências e comércios para identificar possíveis ligações clandestinas na Orla do Bosque e entorno”, completou Maycon Prata, presidente do SAAE.
Além de identificar e remover ligações clandestinas, as ações da Prefeitura têm um caráter educativo, de forma a orientar a população quanto à importância da preservação dos rios, lagoas e praias.