
Comitiva do Município participou da extensa programação, realizada na sexta e sábado
Representantes de Rio das Ostras participaram na sexta-feira, dia 22, e no sábado, 23, da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada no Rio de Janeiro. O evento marcou um momento decisivo de construção coletiva em defesa da democracia, da igualdade de gênero e da proteção da vida das mulheres. O encontro integra a preparação para a 5ª Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, entre 29 de setembro e 1º de outubro.
A coordenadora da Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social de Rio das Ostras, Clecia Andrade, destacou a importância da participação do Município em eventos como esses, que evidenciam as políticas públicas e articulações políticas que atendam às reais necessidades das mulheres.
“Temos marcado presença nesses eventos e também participado de inúmeras reuniões na Capital, com objetivo de trazer para Rio das Ostras as políticas públicas que sonhamos. Inclusive já conseguimos algumas. É fundamental o diálogo com parlamentares do Rio de Janeiro para garantir que as demandas do nosso Município sejam atendidas”, disse.
Durante a Conferência, Rio das Ostras apresentou três propostas, dessas, duas foram aprovadas e irão para a Conferência Nacional. Fizeram parte da comitiva a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Tamiris Miranda, as representantes da sociedade civil, Andrea Fernandes, Esmeralda Paes Maciel e Jozelia Nunes das Chagas.
5ª CNPM – Articulada pela Secretaria de Estado da Mulher (SEM/RJ) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM/RJ), a Conferência Estadual reuniu cerca de 500 mulheres de diferentes municípios fluminenses. As propostas debatidas serão levadas à etapa nacional da 5ª Conferência, com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil, representada por entidades, organizações e movimentos sociais.