Ícone do site Portal Capital Liberal

Mutirões de combate ao Aedes seguem em diversos pontos do município

Mutirões de combate ao Aedes seguem em diversos pontos do município

Importante estratégia no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, os mutirões seguem em diversos pontos do município. A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Macaé realizou nesta terça-feira (1º), uma grande ação na Cancela Preta e no distrito de Trapiche, na Região Serrana. O trabalho continua até sexta-feira (4) em mais cinco pontos. Ao longo do ano, a Vigilância Ambiental vem intensificando suas ações por meio dos mutirões, inclusive com a parceria de diversos órgãos. O trabalho é realizado em diferentes bairros e localidades do município, através de medidas de prevenção e combate ao mosquito.
O morador da Cancela Preta, José Luiz, recebeu os agentes em sua casa e frisou a importância do trabalho da Vigilância Ambiental. “O mosquito é um problema, transmissor de diversas doenças. Precisamos receber os agentes e cuidar da nossa casa”, disse, acrescentando que é fundamental os profissionais estarem identificados para que os moradores se sintam mais seguros.
Na oportunidade, a supervisora de campo, Paloma Bastos, reforçou os 10 minutos contra o aedes. “O combate ao Aedes aegypti é coletivo, basta dedicar cerca de 10 minutos por semana a uma vistoria nos locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos. Esta rotina tem que ser semanal, pois este é o período que o Aedes aegypti precisa para se desenvolver e passar da fase de ovo para a fase de mosquito adulto”, explicou.
Durante as visitas, os agentes fizeram coleta de larvas, tratamento de recipientes d’água e mobilização da população com distribuição de panfletos. O mutirão de combate ao Aedes, segue nesta quarta (2), Glicério; quinta-feira (3), Assentamento Celso Daniel e Crubixais; e na sexta-feira (4), Lagomar e Frade.Culex
Nesta semana, a equipe de controle do culex (pernilongo) estará atuando no canal Macaé/Campos I, II e III, e por ter uma grande extensão, o canal foi dividido em três partes. No bairro Parque Aeroporto, o trabalho será no canal da Rua 62. Outro ponto de atuação será no canal do bairro Sol y Mar. Nestes locais será feito o trabalho por meio de uma bomba pulverizadora costal, contendo inseticida biológico específico para matar as larvas dessa espécie de mosquito.
O culex é conhecido como pernilongo e faz criadouros em recipientes onde há acúmulo de água parada como bromélias, pneus e plantas. O depósito dos ovos é diretamente sobre a água. Nessa espécie de mosquito, as fêmeas picam preferencialmente durante a noite.Vigilância Ambiental – Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Sair da versão mobile