O Twitter implementará novas regras para perfis verificados a partir deste sábado, 1º de abril. A empresa lançou um novo recurso chamado “Organizações verificadas”, que permitirá a empresas, organizações sem fins lucrativos e governamentais, e outras organizações de todos os tipos, pagar US$ 1.000/mês para ter seus perfis verificados nas redes e distribuir crachás de verificação para contas afiliadas. Cada afiliado adicional pagará US$ 50/mês. Os custos variam de acordo com a região e impostos. Na Itália, por exemplo, o selo custará 1.159 euros para a empresa e 61 euros para o afiliado.
Os autenticados que não assinaram o Twitter Blue terão seus selos removidos a partir de amanhã. Para recuperá-los, será necessário pagar US$ 8/mês. Quem pagar pelo “Verified Organizations” terá todos os recursos do Twitter Blue, como editar tweets e postar tweets mais longos. A estética dos perfis dentro desse novo recurso também mudará, com uma conta recebendo um selo dourado e um avatar quadrado (para empresas ou ONGs) ou a marca cinza com avatar circular (para organizações governamentais ou multilaterais).
De acordo com o CEO da plataforma, Elon Musk, o novo recurso ajuda a estabelecer a credibilidade de uma organização para evitar a falsificação de identidade. No entanto, segundo o “The New York Times”, as 10 mil empresas com mais seguidores e os 500 com maiores gastos em publicidade manterão o selo dourado sem custos adicionais.