O presidente da próxima 77ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Csaba Korosi, prometeu na segunda-feira construir pontes e tornar o trabalho da assembleia mais orientado para impactos.
“Devemos continuar reformando e transformando a Organização das Nações Unidas, incluindo a Assembleia Geral, e fortalecer nossa cooperação por meio da confiança”, disse ele a repórteres após prestar juramento como presidente da próxima sessão da Assembleia Geral.
“Meu papel será construir pontes e tornar o trabalho da Assembleia Geral mais orientado para impactos. Pretendo buscar uma agenda integrada de paz e segurança, direitos humanos e sustentabilidade, três objetivos que se reforçam mutuamente. Devemos apoiar cada um, ou todos eles falharão”, disse ele.
Ele afirmou que suas prioridades serão: manter-se firme nos princípios básicos da Carta da ONU, fazer progressos significativos e mensuráveis na transformação da sustentabilidade, buscar soluções sistêmicas integradas, aprimorar o papel da ciência na tomada de decisões e aumentar a solidariedade.
“Convido todas as partes interessadas a trabalharem juntas e aumentarem a área comum entre os Estados-membros e as partes interessadas”, disse Korosi. “Continuarei coordenando esforços com o secretário-geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social e outros órgãos relevantes da ONU, além de realizar consultas regulares e orientadas para o impacto com a sociedade civil, jovens, instituições científicas, centros de conhecimento, organizações religiosas e instituições importantes no setor privado e financeiro”.
A 77ª sessão da Assembleia Geral começa na terça-feira. O lema da presidência de Korosi é “Soluções pela solidariedade, sustentabilidade e ciência”.