A Organização Mundial da Saúde está pedindo a todos os países que estejam em alerta contra varíola dos macacos, uma doença infecciosa raramente detectada fora da África, citando relatos de surtos ocasionais no Ocidente.
Uma série de novos casos da doença viral vem sendo registrada no Reino Unido, Estados Unidos e outros países ocidentais em maio. A OMS anunciou, em um comunicado emitido na sexta-feira, que há cerca de 80 casos confirmados em 11 nações até o momento, e que mais casos devem ser relatados à medida que se amplia a vigilância.
A OMS disse que “está trabalhando com os países afetados, entre outros, para expandir a vigilância da doença de forma a encontrar e oferecer assistência às pessoas que poderão ser contagiadas, além de fornecer orientações sobre a maneira de lidar com a enfermidade”.
O escritório regional da OMS para a Europa diz que, com o início do verão na região europeia, poderá haver grandes aglomerações, festivais e festas, e está preocupado com a possibilidade de que a transmissão ocorra de forma acelerada. Cita que, embora a maioria dos casos atualmente sob investigação na Europa seja leve, poderá haver agravamento principalmente entre crianças pequenas, gestantes e indivíduos com sistema imunológico enfraquecido.
NHK