Com dois anos de execução, o programa Brasil Mais Produtivo já atendeu 67,5 mil micro, pequenas e médias empresas em todo o país, oferecendo consultorias para aumento de produtividade, modernização da gestão e apoio à transformação digital. Entre os casos de destaque está a Ondas Kids Moda Praia Infantil, de Santa Cruz do Capibaribe (PE), que alcançou 81,45% de crescimento na produtividade após integrar o programa.
A empresa pernambucana Ondas Kids – Moda Praia Infantil, sediada em Santa Cruz do Capibaribe (PE), é exemplo de reinvenção, coragem e inovação produtiva no interior do país. À frente da marca, a empresária Cléa Jaci da Silva transformou uma dificuldade financeira em um novo modelo de negócio, que hoje completa dez anos e se consolida no mercado nacional com o apoio do Brasil Mais Produtivo (B+P) – programa do governo federal implementado em parceria com Sebrae, Senai e outras instituições.
Com 27 anos de história, a empresa nasceu produzindo moda praia adulta, mas foi em um momento de crise que a mudança aconteceu. Há dez anos, ela quase não participou de uma rodada de negócios porque não tinha dinheiro para comprar mais tecidos. “Entrei na fábrica, pedi uma luz a Deus, e percebi que podia usar pequenos pedaços de tecido para criar uma coleção para bebês. Fui para a rodada e ali eu me descobri na moda praia infantil”, lembra Cléa. Assim surgiu a linha que deu origem à atual Ondas Kids, hoje especializada em moda praia para bebês e crianças.
A conexão com o Sebrae e o acesso a programas de produtividade foram decisivos para o fortalecimento da empresa. Curiosa e sempre em busca de qualificação, Cléa já havia participado de ações do Sebrae, do Senai e da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP). Quando surgiu a oportunidade de integrar o Brasil Mais Produtivo, ela não hesitou. “O empresário precisa conhecer essas entidades. É como abrir um livro: você lê, aprende e se descobre ali dentro”, afirma.
O B+P tem foco em aumentar a eficiência e a produtividade da micro e pequena empresa brasileira com metodologias simples, acompanhamento técnico direto e soluções acessíveis. Para negócios tradicionais como o de Cléa Jaci, que fazem parte do forte polo têxtil do Agreste Pernambucano, o programa tem sido uma porta de entrada para modernização e melhoria contínua.
Hoje, a empresária comemora os avanços conquistados e planeja novos passos. “Se ele estiver disponível para voltar, eu quero. O programa deixou um legado dentro da minha fábrica”, celebra. A marca Ondas Kids confirma o potencial das pequenas empresas brasileiras quando elas têm acesso a capacitação, redes de apoio e políticas públicas voltadas à competitividade.
Transformação digital e produtividade em alta
O Brasil Mais Produtivo ajuda micro, pequenas e médias empresas a modernizarem seus processos, com foco na transformação digital e no uso de tecnologias nacionais inovadoras. Nesses dois anos, o programa – que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Sebrae, Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES – alcançou 67,5 mil empresas. Desse total, 30,5 mil foram do setor industrial e 37 mil de comércio e serviços. Foram mais de 90 mil atendimentos realizados, uma vez que as empresas podem participar de mais de uma modalidade do programa.
Segundo dados do Senai e do Sebrae, as empresas em manufatura enxuta (sistema de gestão industrial que visa a aumentar a eficiência e a produtividade por meio da redução de erros, redundâncias e desperdícios na produção) registraram aumento médio de 28% na produtividade após o trabalho de consultoria.
