





A 28ª edição do Encontro Internacional de Motociclistas de Rio das Ostras – Ostrascycle chega ao fim neste domingo, 27 de abril, após cinco dias de muita música, adrenalina e fortalecimento do turismo local. O evento, considerado um dos maiores do gênero no Estado, reuniu milhares de visitantes que curtiram mais de 100 horas de rock distribuídas em quatro palcos e embaladas por mais de 40 bandas.
A programação contou com mais um dia este ano. Começou no feriado de quarta-feira, dia 23, e já nos primeiros dias mostrou que seria um sucesso. Os Raimundos trouxeram para Rio das Ostras o show da turnê comemorativa dos 30 anos de carreira da banda e abriu o evento com muita energia.
A atração principal da quinta-feira, 24, foi a banda cover Black Circle, que trouxe ao palco do Camping o tributo ao Pearl Jam.
Motociclistas de todos os cantos do Brasil pegaram a estrada rumo à praia. Na sexta-feira, 24, o público lotou Costazul para acompanhar os primeiros shows do fim de semana. No palco da Avenida Roberto Silveira, bandas como Capital Elétrico e Thunderock aqueceram o público com muito rock’n’roll. A grande atração da noite foi a banda Tihuana, que escolheu Rio das Ostras para dar o pontapé inicial na turnê comemorativa dos 25 anos do álbum “Ilegal”, sucesso no final dos anos 90. Com hits como “Tropa de Elite”, o grupo eletrizou o público, misturando rock, reggae, hardcore e rap em uma apresentação inesquecível.
PREFEITO CARLOS AUGUSTO ACOMPANHOU O EVENTO
Na noite de sexta-feira, 25, o prefeito Carlos Augusto Balthazar esteve presente no Ostrascycle, onde acompanhou o trabalho das equipes das secretarias envolvidas, conversou com comerciantes e deu as boas-vindas aos motociclistas que vieram prestigiar o evento.
Durante a visita, o prefeito também se encontrou com os alunos do 4º ano da Escola Municipal Mônica de Andrade Ribeiro, que participaram de um projeto sobre a cultura dos motoclubes. As crianças puderam vivenciar na prática o universo de duas rodas que estudaram em sala de aula.
Para o prefeito, o Ostrascycle vai além de um grande encontro de motociclistas — é a união de educação, cultura, turismo e desenvolvimento econômico para Rio das Ostras.
O sábado, 26, foi igualmente intenso, com apresentações de bandas como Tutti Frutti Rock n’ Roll, Black Dog, Sanctuarium, Garage Rock e Bruxa Amarela, de Petrópolis, vencedora do Concurso Ostrasband 2025.
Encerrando a noite com chave de ouro, no Palco Costazul, a Banda Plebe Rude apresentou seu punk rock, com influência inglesa, que fez com que ela fosse um dos grandes nomes do rock nacional da década de 80, tanto pela qualidade do som quanto pelas suas letras repletas de críticas sociais.
Além dos shows gratuitos, o evento contou com atrações culturais, feira temática, gastronomia e atividades tradicionais como o espetáculo do Globo da Morte, que emocionou o público com acrobacias radicais.
IMPACTO ECONÔMICO POSITIVO
O Ostrascycle 2025 não se destacou apenas pelo sucesso das atrações musicais e culturais. O evento movimentou a economia de Rio das Ostras, aquecendo setores importantes como a hotelaria, gastronomia e o comércio.
Visitantes de diversas regiões ocuparam hotéis e pousadas da cidade, frequentaram bares e restaurantes e impulsionaram a venda de acessórios ligados ao universo das duas rodas.
Consolidado como uma das principais atrações do calendário turístico de Rio das Ostras, o Ostrascycle reforça a vocação da cidade para grandes eventos e contribui para tornar a Cidade um destino turístico de referência durante todo o ano.