Ícone do site Portal Capital Liberal

Parceria Econômica Regional Abrangente entra em vigor para 10 países

Parceria Econômica Regional Abrangente entra em vigor para 10 países

Um pacto de livre comércio assinado por 15 países da região Ásia-Pacífico entra em vigor neste sábado, dia 1º de janeiro, para dez deles, incluindo Japão, China, Cingapura e Austrália.

Os 15 signatários da Parceria Econômica Regional Abrangente são os dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático, mais Japão, China, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Trata-se do primeiro acordo de parceria econômica do Japão com a China, seu maior parceiro comercial, e a Coreia do Sul, o terceiro.

O instituto japonês Mizuho Research & Technologies diz que o novo pacto irá eliminar tarifas sobre mais de 63% dos itens até o 11º ano de sua implementação. O ritmo de remoção das tarifas será moderado, em comparação com outros acordos de parceria econômica.

O Japão poderá manter tarifas sobre cinco produtos agropecuários que considera importantes internamente, incluindo arroz, carne e laticínios.

O acordo irá cobrir cerca de 30% da população e PIB do mundo, após entrar em vigor em todos os seus 15 países integrantes. O pacto deve impulsionar a economia da região, por meio da expansão do comércio e fortalecimento das cadeias de fornecimento na área, que demonstrou vulnerabilidade em meio à pandemia de coronavírus.

*NHK

Sair da versão mobile