Prioridade neste momento são as ações no Canal dos Medeiros, que passou por vistoria para identificação dos pontos mais críticos

Em Rio das Ostras, uma reunião entre o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Torres; o presidente do Saae – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Maycon Prata; e o coordenador da Defesa Civil, Edmilson Martins com representantes da equipe de fiscalização de contrato do Inea – Instituto Estadual do Ambiente, na terça-feira, 10, definiu a prioridade na execução dos serviços prestados pelo Programa Limpa Rio.
A reativação da parceria atende à solicitação do prefeito Carlos Augusto Balthazar, feita em janeiro ao presidente do Inea, Renato Jordão. Na ocasião, o prefeito relatou a preocupação com as chuvas. Ficou garantido o retorno dos equipamentos do Programa Limpa Rio Maquinário, por determinação do Governador Cláudio Castro.
Tendo em vista os problemas ocasionados pelas fortes chuvas, os representantes do Município definiram que a prioridade neste momento é uma ação no Canal dos Medeiros. Após a reunião, as equipes do Inea e da Prefeitura foram ao local para identificar quais os pontos mais críticos. Após essa vistoria, o maquinário será deslocado para começar a execução do serviço.
Paralela a essa ação, o Programa Limpa Rio Manual continua com ações no Município. As equipes estão trabalhando na localidade de Verdes Mares e Reduto da Paz. O trabalho dessa vertente do Programa consiste na conscientização e orientação da população para o descarte do lixo e limpeza de áreas menores, onde o maquinário não consegue atuar.
PROGRAMA LIMPA RIO – O Programa Limpa Rio é uma iniciativa que visa a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos com o objetivo de reduzir o risco de inundações e melhorar a qualidade ambiental e de vida da população. O programa atua na remoção de lixo, detritos e sedimentos, além de promover a recuperação de áreas degradadas às margens dos rios. O programa também envolve ações de conscientização e engajamento da comunidade, além da aplicação de técnicas de despoluição, como dragagem, flotação e gradeamento, para a recuperação da qualidade da água e do meio ambiente.