O Piquenique Literário Cultural realizado na tarde deste domingo (30), no anfiteatro do bairro Imbetiba, encantou o público infantil e também os adultos. A programação foi em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril. O evento foi organizado pelo grupo Escritores Prata da Casa e a Academia Macaense de Letras (AML), contou com o apoio da Secretaria de Cultura. A secretária de Cultura, Waleska Freire, destacou a importância do evento. “Desde os primeiros anos de vida, a leitura se torna uma ferramenta poderosa que estimula a imaginação, o desenvolvimento da linguagem e a empatia nas crianças. Investir, apoiar e incentivar a literatura infantil através das políticas públicas significa proporcionar acesso a livros de qualidade, promover espaços de leitura e incentivar projetos que aproximem as crianças dos universos literários. Isso não apenas enriquece o conhecimento e a cultura das novas gerações, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais consciente e participativa”, pontuou.
Uma das organizadoras do evento, a escritora, Gabriela Oliveira, que faz parte do grupo Escritores Prata da Casa, diz que o objetivo é incentivar a leitura.
“Nós queremos proporcionar um momento de acolhimento e incentivar as novas gerações a leitura, principalmente nesse mundo onde se usa muito o celular. Queremos, enfim, criar momentos de encantamento, não só para as crianças, mas também para os adultos”, contou.
A intenção, segundo Gabriela, é levar o projeto para as escolas do município e posteriormente realizar outros encontros literários para contemplar outros públicos.
Outra organizadora do evento, a escritora Ivânia Ribeiro, que faz parte da Academia Macaense de Letras, ressalta a importância do evento.
“A academia ficou parada por mais de 50 anos e agora é o momento de dar visibilidade ao trabalho dos escritores macaenses e reunir leitores, principalmente nesse lugar belíssimo que é a Praia de Imbetiba”, ressaltou.
A médica Cláudia Catto conta que está em Macaé há um ano e quatro meses e elogiou a iniciativa. “Estou gostando muito, trouxe a minha filha Joana de 11 anos e o meu filho de 5 anos. Procuro incentivá-los à leitura e até já compramos um livrinho”, comentou.
A programação encantou crianças e adultos que puderam prestigiar a contação de história com educadores locais, como Gi Germano,
Katiuscia Nascimento, Rosana Silva, Andréa Pessanha,
Gabriela Oliveira, Nathália Andraus, Mariúcha Corrêa, Zaira Gonçalves e Ana Paula Mattos.
Houve também o lançamento e venda de livros, como o
“YES, NÓS TEMOS SACI” , de Ivânia Ribeiro, presidente da Lyra dos Conspiradores; A turma dos Dinos, de Gabriela Oliveira, presidente do grupo Escritores Prata da Casa e Jujuba, Belinha e Floquinho de Gi Germano, Escritora Prata da Casa