Portal Capital Liberal

Prefeitura segue firme no combate às ligações clandestinas de esgoto

Prefeitura segue firme no combate às ligações clandestinas de esgoto

Trabalho do SAAE, com apoio da Guarda Ambiental, continua por todo o Município. Nesta quinta, equipes estiveram na Enseada Foto: Divulgação
Além da fiscalização de ligações irregulares, técnicos orientam população quanto à correta destinação dos efluentes Foto: Divulgação

A população de Rio das Ostras vem acompanhando, de perto, as ações de fiscalização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE no combate às ligações clandestinas de esgoto. Com apoio da Guarda Ambiental, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a Autarquia Municipal não parou os trabalhos durante o Carnaval e nesta quinta, 19, as equipes retornaram à Enseada das Gaivotas.

Dando sequência ao cronograma de ações, nesta quinta, as vistorias se concentraram ao longo da Rua Aurélio Buarque de Holanda, na Enseada das Gaivotas.

A vistoria identificou irregularidades e cinco imóveis foram autuados. As equipes também orientaram moradores e comerciantes quanto à correta destinação dos efluentes, dentro da legislação.

TRABALHO CONTÍNUO – O SAAE de Rio das Ostras mantém, durante todo o ano, um cronograma de serviços por toda a Cidade, que inclui vistoria e desobstrução da drenagem e fiscalização de ligações irregulares de esgoto.

As equipes do SAAE realizam a inspeção e limpeza de caixas ralos, galerias e demais componentes do sistema de drenagem, fundamentais para garantir o correto escoamento das águas das chuvas e prevenir alagamentos.

LIGAÇÕES IRREGULARES – Além das vistorias previstas, o SAAE e a Guarda Ambiental atendem a denúncias de moradores quanto a vazamentos de esgoto e ligações clandestinas.

Esse tipo de irregularidade é um dos principais problemas enfrentados pelo sistema, trazendo sérios prejuízos à Saúde Pública e ao meio ambiente.

As ligações clandestinas de esgoto estão diretamente relacionadas à poluição de rios, praias e lagoas – prejudicando a saúde de todos e o meio ambiente.

Dejetos lançados nas redes de drenagem, assim como o lixo descartado indevidamente nas vias públicas, levam às galerias gordura e detritos, que entopem as redes causando também alagamentos em períodos de chuva.

DENÚNCIAS – Denúncias de irregularidades no saneamento, incluindo ligações clandestinas de esgoto, podem ser feitas pelo telefone (22) 2771-6422.

 

Sair da versão mobile