Portal Capital Liberal

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora impulsiona inovação na gestão municipal

Os gestores municipais de todo o país já podem se inscrever para participar da XIII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Prefeitos e prefeitas de todos os estados, incluindo administradores do Distrito Federal e Fernando de Noronha (PE) podem ter o reconhecimento por iniciativas promovidas em prol dos pequenos negócios em suas localidades.

Na última edição (2023-2024) foram mais de 2,5 mil projetos inscritos. A região Sudeste foi a que teve maior número de participantes, com 748 registros. Já Minas Gerais (315), São Paulo (268), Santa Catarina (189) e Bahia (187) foram os estados que mais se destacaram. Entre os 240 municípios finalistas, a prefeitura de Recife (PE) foi uma das vencedoras como representante da região Nordeste.

O projeto E.I.T.A ! Recife ganhou na categoria Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. Com foco em inovação aberta e colaborativa, a iniciativa é uma experiência de transformação digital da prefeitura pernambucana que tem como base o Marco Legal das Startups e os Contratos Públicos de Solução de Inovação, envolvendo empresas, startups, instituições de ensino e a sociedade no desenvolvimento de soluções inovadores para os problemas locais.

Projeto: “Eita Recife”- Prefeitura de Recife (PE) – Prefeito: João Campos (centor). Crédito: Erivelton Viana.

“A conquista do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reforçou ainda mais a credibilidade e visibilidade do projeto porque esse prêmio é uma vitrine. Mais de 200 cidades já demonstraram interesse no modelo de contratação do EITA! Recife, reforçando sua capacidade de inspirar e influenciar outras gestões”, afirma Márcia Melo, gerente de projetos, marketing e vendas da Empresa Municipal de Informática (EMPREL), responsável pela execução do projeto junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a gerente, desde a premiação, o projeto E.I.T.A ! Recife tem se consolidado e expandido de forma notável. O programa já conta com mais de oito iniciativas que estão em pleno funcionamento na cidade, com outras cinco em fase de conclusão por meio do segundo Ciclo de Inovação Aberta.

“O reconhecimento do Sebrae, uma instituição renomada no apoio a pequenos negócios, abriu portas para que outras prefeituras se interessassem pelo modelo, impulsionando ainda mais o ecossistema empreendedor de Recife. Essa troca de experiência é fundamental para elevar o padrão da gestão pública em nível nacional”, acrescenta Márcia Melo.

Parceria com municípios

O Sebrae é parceiro dos municípios e da gestão pública em todo o Brasil, por meio da realização do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, do programa Cidade Empreendedora e ainda da estratégia Territórios Empreendedores.

Com mais de 20 anos de história e 14 mil projetos inscritos nas 12 últimas edições, o PSPE premia boas práticas municipais que contribuem para um ambiente favorável aos pequenos negócios, incluindo os microempreendedores individuais (MEI). Além disso, a premiação estimula a inovação no setor público, contribui para a ampliação das capacidades municipais, promove a aprendizagem e inspira novos projetos e ideias.

Nova edição do PSPE

As inscrições para a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora começam tiveram início nesta quarta-feira (6 de agosto). O PSPE 2025 acontece em duas etapas: Estadual – de agosto/2025 à abril/2026 – e Nacional – maio de 2026. Os detalhes do Prêmio, bem como das categorias e demais critérios para participação, estão no regulamento que pode ser encontrado no site da premiação,

Sair da versão mobile