A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Coordenação de Enfermagem em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren- RJ), realizou, nesta segunda-feira (14), no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (Cias), o Curso Teórico Prático de Sutura para Enfermeiro. O coordenador geral de Enfermagem, Vinícius Correa, explicou que 30 profissionais das diferentes áreas de atenção foram habilitados para fazer suturas simples nas unidades de saúde. “Essa é uma prioridade da gestão de saúde, para que nossos profissionais estejam sempre capacitados para melhor atender a população. O enfermeiro terá mais autonomia em fazer esse tipo de procedimento sem depender do médico, dinamizando assim o atendimento ao usuário”, pontuou.
A secretária executiva de Atenção Básica, Simone Sales, acrescentou que a pasta vem buscando atualizar e reforçar os conhecimentos dos profissionais da área da saúde, com ações de educação permanente, visando a qualidade dos cuidados prestados aos usuários. “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da assistência prestada, e neste curso nossos profissionais estarão capacitados para realizar procedimento de sutura com segurança e técnica”, disse.
O curso foi ministrado pela presidente do Coren – RJ, a enfermeira doutora Lilian Behring. Ela destacou que é um grande momento para o município, principalmente por conta da aprovação da Resolução Cofen nº 731/2023, pelo Supremo Tribunal Federal, que autoriza os enfermeiros a realizarem suturas simples em pequenas lesões de pele. “Todos os participantes puderam aprender toda parte teórica e prática, com técnicas anestésicas locais até o procedimento de sutura para salvaguardar a saúde da população”, frisou acrescentando que durante o curso, os participantes puderam vivenciar a experiência prática, com a simulação realística invivo e invitro.