



Nos últimos 150 dias os serviços prestados aos munícipes aumentaram significativamente
Ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o Programa de Saúde Animal (PSA) de Rio das Ostras registrou grande avanço nos últimos 150 dias, consolidando uma nova fase marcada por reestruturação, ampliação de serviços e melhoria do acesso da população aos serviços veterinários oferecidos.
O programa passou por uma reorganização completa, com foco no aumento da eficiência, na redução de filas e na modernização dos processos. Um dos principais destaques do período foi o avanço nas cirurgias de castração. A fila de espera foi zerada. Além disso, o número de cirurgias saltou de 80 para 300, ampliando de forma expressiva o atendimento à demanda do Município. O agendamento dos serviços, que passou a ser realizado pelo aplicativo Colab, garantiu mais organização, transparência e facilidade de acesso.
O atendimento clínico também passou por expansão. Antes restrito ao período de 3h diárias, o serviço passou a funcionar das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, oferecendo mais horários e comodidade aos donos de cães e gatos.
As ações de incentivo à adoção responsável também apresentaram resultados expressivos. Com a realização constante de Feiras de Adoção Animal, cerca de 112 cães e gatos encontraram novos lares, nesse período.
Os números reforçam o impacto positivo da reestruturação. Os atendimentos clínicos chegaram a 1.360, representando um aumento de 38% em relação ao primeiro semestre de 2025. Já as cirurgias de castração passaram de 451 para 1.337, no mesmo comparativo, um crescimento superior a 66%.
Castramóvel amplia ações do PSA
Encerrando o ano de 2025 com sucesso, o PSA recebeu oficialmente a primeira unidade do Castramóvel, entregue durante a última Feira de Adoção Animal, no dia 20 de dezembro.
A nova unidade móvel de castração de cães e gatos vai ampliar o acesso da população ao serviço, com atenção especial às localidades mais afastadas e de difícil acesso.
O Castramóvel é um trailer totalmente estruturado, equipado com sala de pré-cirurgia, ambiente de preparação, centro cirúrgico, sala de recuperação, gatis, espaço de atendimento, bancadas de apoio, ar-condicionado e frigobar, garantindo condições adequadas de segurança, higiene e bem-estar animal durante os procedimentos.
O próximo passo será o atendimento às exigências do Conselho Regional de Medicina Veterinária, especialmente no que se refere aos equipamentos necessários para a realização das cirurgias. A expectativa é de que, em até 90 dias, a unidade esteja totalmente regularizada e pronta para iniciar os atendimentos.
“O castramóvel é uma ferramenta muito aguardada e um serviço agregado de ampla relevância para o Município. Estamos em fase de planejamento para tão logo começarmos a atuar”, disse o médico veterinário Cezar Parreira, coordenador do PSA.

