No Sudeste, as temperaturas sobem aos poucos, mas no interior do Nordeste e no Rio Grande do Sul, o calor toma conta e deixa essas regiões no topo do ranking, com as maiores temperaturas do país. Hoje (10) as máximas chegaram aos 37º C no Ceará e aos 40º C no Rio Grande do Sul. Amanhã (11), no sul do Rio Grande do Sul o calorão deve continuar, e a umidade do ar pode baixar a 20% no meio da tarde. Já dentre as capitais mais quentes amanhã, estão Porto Alegre (RS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Manaus (AM) e Fortaleza (CE).
E a combinação de calor e umidade provoca temporais. Eles continuam intensos na região Norte, parte do Nordeste, com exceção do interior, também na região Centro-Oeste, Sudeste e no Sul, entre o Paraná e Santa Catarina.
A região entre o leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro segue em atenção. Mais de 300 municípios estão em alerta. Como já choveu muito nessas áreas e, com a previsão de mais chuva nas próximas horas, aumentam os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. Ontem um muro de uma casa desmoronou e atingiu três pessoas em Belo Horizonte. Ninguém ficou ferido. Mas a atenção continua na região, já que o solo está encharcado e há previsão de mais chuvas. Os riscos de deslizamentos são maiores em Belo Horizonte, na Zona da Mata mineira e em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.
O movimento de terra pode dar alguns sinais antes de acontecer. Caso você observe estalos pela casa, trinca nas paredes, rachaduras no solo, ou muros estufados, entre em contato com a Defesa Civil.
Conheça a programação da sua TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil