
Formatura entregou os certificados de conclusão do curso inédito no Município
A Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF – Campus Macaé), finalizou a primeira turma do Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional – EJA Integrada – EPT. A cerimônia de formatura, realizada nesta segunda-feira, dia 22, no Núcleo de Gestão Pedagógica, realizou a entrega dos certificados de conclusão do curso e celebrou o encerramento da primeira turma da modalidade, inédita no Município.
A EJA Integrada – EPT foi realizada na Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no Âncora, com o curso de Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais. A iniciativa teve a finalidade de oferecer formação básica somada à formação profissional no ensino da EJA, facilitando a entrada no mercado de trabalho para os alunos que não estão na escolaridade da idade regular.
Na cerimônia de formatura, a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Raquel de Matos, ressaltou a importância de parcerias para a consolidação de oportunidades aos alunos.
“Estamos trabalhando, construindo e reafirmando as parcerias para fomentar as oportunidades para os nossos alunos. Firmamos o compromisso de oferecer uma educação potente, que qualifique os estudantes de forma integral. Seguimos com o direcionamento, a continuidade e acompanhamento para gerar oportunidades para além das salas de aula”, destacou.
PROFISSIONALIZAÇÃO – A primeira turma da EJA Integrada – EPT foi realizada na modalidade à distância. Os alunos tiveram suporte do Laboratório de Informática da escola e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do IFF. A capacitação teve o total de 160 horas.
A Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo em Mídias Sociais Digitais abordou temas como educação financeira pessoal, desenvolvimento da criatividade e do senso empreendedor, fomento à inovação e novos modelos de negócios.
NOVOS CURSOS – Para o primeiro semestre de 2026, a previsão é de que cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Introdução à Interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) sejam implantados no Município.