Portal Capital Liberal

Rio das Ostras moderniza gestão com processos eletrônicos

Rio das Ostras moderniza gestão com processos eletrônicos

A Prefeitura de Rio das Ostras alcançou a marca de 6.209 processos digitais em seis meses, após a implementação do sistema eletrônico, em julho do ano passado. O volume representa mais de 10% do total protocolado em 2025. A transição elimina o uso de papel e visa garantir transparência, segurança no arquivamento e celeridade na tramitação, beneficiando o cidadão.

Para o prefeito Carlos Augusto Balthazar, a inovação é prioridade para elevar o padrão da gestão. “Modernizar a Administração Pública é uma obrigação para entregarmos serviços mais rápidos e transparentes”, declara Carlos Augusto.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Gestão Pública e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTINF).

Segundo Maurício dos Anjos, responsável pela COTINF, a mudança redefine a logística interna. “Os processos eletrônicos transformam a dinâmica de trabalho, conectando setores em tempo real e reduzindo custos operacionais”, destaca.

A capacitação dos servidores ocorre no Centro de Inclusão Digital (CMID) “Patrick Soares Pessanha”, localizado em São Cristóvão. Fernanda Fernandes, responsável pelo CMID, ressalta que o foco é o capital humano. “A qualificação garante que a tecnologia seja usada em seu potencial máximo para servir ao cidadão”, afirma.

Com a consolidação do sistema, a Prefeitura já começou a reduzir o tempo de resposta em solicitações administrativas e licenciamentos. Além do ganho ambiental, a medida busca fortalecer a eficiência da máquina pública e a confiança da sociedade na Administração Municipal.

Servidores são treinados para usar a tecnologia em favor do cidadão Foto: Matheus Müller
A capacitação dos servidores ocorre no Centro de Inclusão Digital (CMID) Foto: Matheus Müller
Sair da versão mobile