
Rio das Ostras participou na quinta-feira, dia 15, de uma reunião promovida pela Rede Petro BC, que contou com a presença de empresas do setor offshore, além de instituições como Crea, Firjan, Sebrae e representantes de diferentes prefeituras da Região.
A participação do Município teve como foco o alinhamento de estratégias para ampliar a participação de Rio das Ostras em importantes eventos do setor de óleo, gás e energia, ao longo de 2026.
Durante a reunião, foram discutidas as possibilidades de presença institucional de Rio das Ostras em feiras e encontros de grande relevância nacional, como a Macaé Energy, Vitória PetroShow e Bahia Oil and Gas, considerados vitrines estratégicas para atração de investimentos, geração de negócios e fortalecimento da cadeia produtiva offshore.
Outro ponto central do encontro foi a elaboração de material promocional da Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, com o objetivo de apresentar o potencial logístico, econômico e estratégico do Município para empresas do setor. Também foi debatida a construção de uma agenda conjunta de ações, integrando poder público, empresas e entidades representativas, para ampliar a visibilidade e a competitividade regional.
O coordenador do Departamento de Petróleo, Gás e Energias Sustentáveis de Rio das Ostras, Mário Max, destacou que o desenvolvimento econômico ligado a esse segmento é um processo complexo, que exige equilíbrio entre o aproveitamento responsável dos recursos fósseis, fundamentais para o crescimento atual, e o investimento contínuo em energias limpas, visando um futuro mais sustentável.
Já Adriana Andrade, da Secretaria de Gestão Pública, ressaltou a importância estratégica do setor de óleo e gás para a economia. Segundo ela, a atividade é fundamental para a geração de empregos, atração de investimentos e arrecadação de receitas por meio de impostos e royalties, recursos essenciais para o financiamento de políticas públicas e investimentos em áreas como infraestrutura, saúde e educação.
REDE PETRO – A Rede Petro BC é uma rede de negócios offshore que atua na articulação entre empresas, instituições e poder público, com o objetivo de criar um ambiente favorável à geração de negócios e parcerias no segmento de petróleo, gás e energias sustentáveis.