Rio das Ostras acaba de ser elevada à categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro. O anúncio, feito pelo Ministério do Turismo, coloca o Município em posição de destaque no cenário nacional, reconhecendo os esforços realizados pela Administração Municipal para o fortalecimento do setor na região.
De um total de 5.570 cidades brasileiras, apenas 145 estão nesta categoria. Além disso, Rio das Ostras figura em destaque na região turística Costa do Sol, ao lado de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e Macaé. Entre os critérios avaliados pelo Governo Federal, que determinaram a elevação da categoria de cada município, estavam a geração de emprego e renda no setor, o fluxo de visitantes, a qualidade da infraestrutura turística e a organização e planejamento do destino.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, comemora a notícia, que chega no momento em que encerra sua gestão em Rio das Ostras. “Essa conquista é fruto de um trabalho incansável entre a Administração Municipal, o setor privado e diversas instituições parceiras. Foi um verdadeiro presente para o município. Esse é um legado que deixo para a minha cidade”, disse.
Com essa nova categorização, Rio das Ostras ganhará maior visibilidade e terá acesso a investimentos e programas federais que visam impulsionar o turismo.
Para alcançar a categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro, Rio das Ostras registrou um aumento no número de empresas inscritas no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, do Ministério do Turismo); firmou parcerias com associações comerciais e outras entidades; fortaleceu a integração entre a Secretaria de Turismo e o Convention & Visitors Bureau local; e participou de importantes eventos do setor.