Portal Capital Liberal

Rio das Ostras prepara 14ª Conferência Municipal de Meio Ambiente

Evento acontece dia 30 no Parque dos Pássaros Foto: Divulgação

No próximo dia 30 de novembro, Rio das Ostras promove a 14ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Nesta edição, o tema central será a “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. A Conferência acontece no Parque dos Pássaros, das 8h às 17h, na rua Petrópolis, s/n – Jardim Mariléa.

A Conferência é um processo participativo que tem o objetivo de promover um amplo diálogo sobre a temática da emergência climática, elaborar propostas e eleger delegados representantes para a etapa estadual. O envolvimento de órgãos ambientais, da sociedade civil organizada e da população em geral será fundamental para os resultados da Conferência e o enfrentamento das mudanças climáticas. Como resultado, serão eleitas 10 propostas para encaminhamento à etapa estadual, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro, em março de 2025.

O evento municipal mobiliza a comunidade e antecipa os debates que vão acontecer por todo o País durante as etapas estadual e nacional, quando ocorrerá a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, entre 6 e 9 de maio de 2025, em Brasília.

EIXOS – Os debates e elaboração de propostas serão conduzidos por grupos de trabalho divididos em torno de cinco eixos temáticos:

1. Mitigação – redução da emissão de gases de efeito estufa
2. Adaptação e preparação para desastres – prevenção de riscos e redução de perdas e danos
3. Justiça Climática – superação das desigualdades
4. Transformação Ecológica – descarbonização da economia com maior inclusão social
5. Governança e Educação Ambiental – participação e controle social

PRÉ-CONFERÊNCIA – Como parte dos debates, o Município vai promover a pré-conferência, preparatória, pela internet, de modo síncrono, com palestras ministradas por especialistas nos temas.

Os webinários (eventos online) acontecem nos dias 26 de novembro – quando haverá apresentação de abertura e palestras de dois eixos temáticos – e no dia 28, sobre os outros três eixos da Conferência. Sempre das 19h às 21h.

INSCRIÇÕES – As inscrições para a Conferência e escolha dos eixos temáticos para participação nos grupos de trabalho poderão ser realizadas, antecipadamente, de forma on-line pelo link https://forms.gle/ABiFApUYTszniboU8
Também será possível se inscrever presencialmente no dia 30, entre 8h e 10h, no local do evento.

Cada grupo de trabalho elaborará duas propostas prioritárias sobre o eixo específico.

CRISE CLIMÁTICA – Como descreve o documento base da Conferência, o ano de 2023 foi o mais quente da história e o aumento da temperatura do planeta foi percebido de norte a sul do País, na forma de ondas de calor, inundações e secas.

Eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes são manifestações do aquecimento global.

É urgente deter o agravamento da crise climática e garantir uma transição rápida e justa para um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa e resiliente às mudanças do clima.

O Município realizará sua 14ª Conferência de Meio Ambiente a fim de debater as melhores propostas, neste momento tão desafiador da história, no sentido de reduzir as emissões e promover ações para adaptação aos efeitos já visíveis do aquecimento global a nível local.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Dia 26/11- Pré-Conferência online
19h às 21h
Apresentação e palestras:
Eixo I – Mitigação
Eixo 5 – Governança e Educação Ambiental

Dia 28/11 – Pré-Conferência online
19h às 21h
Apresentação e palestras:
Eixo II – Adaptação e preparação para desastres
Eixo III – Justiça Climática
Eixo IV – Transformação Ecológica

Dia 30/11 – 14ª Conferência Municipal de Meio Ambiente
8h às 17h
Parque dos Pássaros, Rua Petrópolis, s/n, Jardim Mariléa

Sair da versão mobile