
A Prefeitura de Rio das Ostras deu início à criação do Programa Municipal de Educação Ambiental (ProMEA-RO), um plano que vai orientar as ações de conscientização e cuidado com o meio ambiente na Cidade. Para isso, elaborou um questionário de diagnóstico socioambiental, que deve ser respondido pela população para que o programa seja elaborado de forma participativa.
O objetivo do programa é organizar e fortalecer projetos de Educação Ambiental, tanto nas escolas quanto em outras áreas da comunidade, incentivando a participação popular na proteção da natureza e na melhoria da qualidade de vida.
As secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e de Educação, Esporte e Lazer e os Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Educação trabalharam juntos na elaboração do questionário de diagnóstico socioambiental. Esse documento vai ajudar a identificar os principais desafios e também os pontos fortes da Cidade na área ambiental.
A pesquisa é simples, rápida e pode ser respondida por qualquer morador, até o dia 30 de setembro de 2025, pelo link: https://forms.gle/EvkGtJfhETSn7BNAA, disponível no site da Prefeitura de Rio das Ostras.
A participação de todos é fundamental. “Quanto mais pessoas responderem, mais próximo da realidade será o diagnóstico e melhores serão as ações planejadas para o futuro”, disse Monique Abrantes, coordenadora da Comissão técnica responsável pela elaboração do ProMEA.
Além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, o ProMEA-RO, iniciativa da Superintendência de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, também trará benefícios financeiros para Rio das Ostras, já que contribui para a pontuação do Município no ICMS Ecológico – instrumento estadual de política ambiental com objetivo de compensar os municípios que apresentam maior compromisso com ações ambientais.