Ícone do site Portal Capital Liberal

Rússia intensifica ataques no leste da Ucrânia

Rússia intensifica ataques no leste da Ucrânia

Forças russas estão intensificando os ataques no leste ucraniano, onde grupos armados favoráveis a Moscou possuem influência.

A agência de notícias estatal da Rússia, RIA, informou no sábado que forças a favor do país acreditam que conquistarão em uma semana o controle de Mariupol, cidade no leste ucraniano.

Tropas russas também prosseguem lançando disparos de longo alcance por toda a Ucrânia usando mísseis e outras armas.

Em Lviv, importante cidade no oeste do país, diversas explosões atingiram um depósito de combustível e uma instalação militar no sábado. Autoridades locais declararam que sete pessoas ficaram feridas após o ataque de míssel pela Rússia.

A agência Reuters e outros veículos da imprensa citaram fala do prefeito de Lviv afirmando que os mísseis foram disparados de Sevastopol. A cidade com porto militar ao sul do país está situada na Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, está exortando membros da Otan e outras nações ocidentais a disponibilizarem mais auxílio militar, incluindo aviões e tanques.

Em uma mensagem de vídeo divulgada no sábado, Zelenskyy disse ser impossível desbloquear Mariupol sem um número suficiente de tanques e aeronaves, e disse que Estados Unidos e países europeus sabem deste fato.

*NHK

Sair da versão mobile