

SAAE segue com ações de fiscalização e manutenção das redes. Nesta quarta, 7, equipes atuaram nas orlas da Tartaruga e Bosque
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Rio das Ostras- SAAE manteve os serviços, sem interrupções, na virada do ano, e já começa 2026 trabalhando para combater ligações clandestinas de esgoto e melhorar o sistema de drenagem do Município. Nesta quarta, 7, as equipes atuaram na extensão das orlas da Tartaruga e do Bosque.
As equipes seguem avançando com o cronograma de manutenções preventivas e corretivas do sistema de drenagem pluvial, em diversos pontos do Município. O trabalho, que foca na desobstrução de redes, ganha reforço estratégico com a fiscalização contra ligações clandestinas de esgoto que comprometem o sistema.
Nesta semana, as equipes concentraram esforços na extensão das praias da Tartaruga e do Bosque. Além da limpeza de galerias para evitar alagamentos durante o período de chuvas, os técnicos realizaram vistorias para identificar o despejo irregular de dejetos na rede.
LIGAÇÕES IRREGULARES – O despejo de esgoto na rede de drenagem é um dos principais vilões da Saúde Pública e do meio ambiente. Quando o sistema é contaminado, esses resíduos acabam chegando até as praias, rios e lagoas, prejudicando a balneabilidade e causando mau cheiro.
Além disso, a gordura e os detritos do esgoto doméstico e resíduos jogados nas vias públicas, contribuem para obstruções nas galerias e caixas de drenagem, sendo a causa direta de muitos alagamentos em dias de chuvas.
AÇÃO INTEGRADA – A operação do SAAE une a infraestrutura técnica com o caráter educativo. “Nosso objetivo não é apenas manter a rede limpa, mas garantir que ela funcione para o que foi projetada. A colaboração da população é fundamental para que o esgoto e os resíduos tenham o destino correto e a drenagem flua sem impedimentos”, explica Maycon Prata, presidente do SAAE.
O trabalho do SAAE é permanente para garantir a correta destinação dos efluentes, preservando a saúde da população e protegendo o meio ambiente.
Além das vistorias regulares, a Autarquia atende a denúncias, que podem ser feitas diretamente pelo telefone (22) 2771-6422.

