São Paulo concentra 30 dos 100 melhores hospitais do país; 19 são da rede pública estadual
Um levantamento nacional inédito aponta que o estado de São Paulo concentra 30 dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil. Desses, 19 integram a rede estadual de saúde, com unidades diretamente vinculadas à Secretaria de Estado da Saúde (SES), reforçando o papel estratégico do Governo de São Paulo na oferta de assistência hospitalar de alta qualidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
LEIA TAMBÉM: Regionalização da Saúde avança com mais de 27 hospitais e novas unidades em São Paulo
O estudo foi realizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Instituto Ética Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Segundo os organizadores, a seleção considerou hospitais públicos sob gestão federal, estadual ou municipal, com atendimento 100% pelo SUS, sem qualquer vínculo com operadoras de saúde. Foram avaliados hospitais gerais adultos ou pediátricos e unidades especializadas em ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todas com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência ficaram fora do levantamento.
A presença de hospitais paulistas entre os 100 melhores do país reflete o investimento contínuo do Governo de São Paulo na ampliação do acesso e na regionalização da assistência em saúde, com a distribuição estratégica de unidades em diferentes regiões do estado. O resultado também evidencia a qualificação da gestão hospitalar e a melhoria dos indicadores assistenciais, por meio de uma rede estruturada e de um novo modelo de financiamento, que garante atendimento integral pelo SUS.
LEIA TAMBÉM: Tabela SUS Paulista melhora financiamento da saúde em SP e amplia atendimentos; investimento supera R$ 8 bilhões
“Esse reconhecimento mostra que São Paulo tem avançado na regionalização da saúde, garantindo que hospitais de excelência estejam distribuídos em diferentes regiões do estado. É resultado de investimento contínuo, gestão qualificada e de um modelo de financiamento que fortalece o SUS e amplia o acesso da população”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Confira abaixo a lista dos melhores hospitais estaduais de São Paulo (em ordem alfabética):
- São Paulo – Centro de Referência da Saúde da Mulher
- Campinas – Hospital das Clínicas da Unicamp
- Bauru – Hospital de Base de Bauru
- São Paulo – Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo Euryclides de Jesus Zerbini
- Américo Brasiliense – Hospital Estadual Américo Brasiliense
- Bauru – Hospital Estadual de Bauru
- Diadema – Hospital Estadual de Diadema (Hospital Serraria)
- São Paulo – Hospital Estadual de Sapopemba
- Francisco Morato – Hospital Estadual Prof. Carlos da Silva Lacaz
- Sumaré – Hospital Estadual de Sumaré
- Itapecerica da Serra – Hospital Geral de Itapecerica da Serra
- Itapevi – Hospital Geral de Itapevi
- Taboão da Serra – Hospital Geral do Pirajussara
- São Paulo – Hospital Infantil Darcy Vargas (UGA III)
- Cotia – Hospital Regional de Cotia
- Jundiaí – Hospital Regional de Jundiaí
- Piracicaba – Hospital Regional de Piracicaba
- Registro – Hospital Regional de Registro
- Itanhaém – Hospital Regional Jorge Rossmann de Itanhaém
O post São Paulo concentra 30 dos 100 melhores hospitais do país; 19 são da rede pública estadual apareceu primeiro em Agência SP.

