
Rio das Ostras avança novos passos no projeto da Saúde Digital, que utiliza a tecnologia para agilizar os serviços da Rede Municipal de Saúde, com qualidade e eficiência, beneficiando toda a população.
Além de Rocha Leão, agora, as Unidades de Saúde da Família de Cantagalo e do Mar do Norte também passam a contar com o Prontuário Eletrônico do Cidadão – PEC. Esta semana, a equipe da Unidade de Cláudio Ribeiro já começa o treinamento para uso do sistema.
O objetivo da Prefeitura é que o Prontuário Eletrônico já esteja implementado em todas as unidades previstas até abril de 2026.
INTEGRAÇÃO – O Prontuário Eletrônico é integrado ao sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde (e-SUS APS), de forma que os dados dos pacientes sejam registrados e enviados diretamente ao Ministério da Saúde, garantindo um acompanhamento mais preciso e integrado.
Essa tecnologia possibilita que o cidadão tenha mais agilidade no atendimento, um histórico de saúde completo e acessível, integralidade e continuidade do cuidado, com mais qualidade.
O sistema permite ainda a padronização das informações dos pacientes de forma segura, incluindo seu histórico e avaliações clínicas, além da prescrição de tratamentos e medicamentos.
Com o PEC é ainda possível emitir atestados e documentos e solicitar exames e procedimentos de forma totalmente digital.
TELECONSULTA – Uma das grandes vantagens do sistema de Prontuário Eletrônico é a possibilidade de teleconsultas: consultas realizadas por videochamada, solicitadas pelo profissional de saúde quando necessário. Uma verdadeira revolução no atendimento de Saúde Pública.
“O Prontuário Eletrônico do Cidadão garante mais segurança e agilidade no atendimento, organiza seu histórico de saúde e facilita o acesso em qualquer unidade. Com o apoio do teleatendimento, amplia-se ainda mais o cuidado, aproximando a população dos profissionais e tornando o SUS mais moderno, integrado e acessível para todos”, explica Rosimeri Azevedo, subsecretária Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
A ferramenta representa um grande avanço, especialmente para o acompanhamento de casos crônicos e para levar atendimento a áreas de difícil acesso.
“Essa ferramenta torna o SUS mais moderno e acessível. É tecnologia a serviço de cidades inteligentes, inclusivas e sustentáveis, que aproximam a população dos profissionais e fortalecem a saúde para todos. A Saúde de Rio das Ostras segue avançando a cada dia”, completa Fernanda Peres, diretora do Departamento de Estratégia de Saúde da Família.
ECONOMIA – Todo o processo está sendo realizado sem custos extras para o Município, uma vez que o sistema é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e está sendo implantado em Rio das Ostras por servidores municipais capacitados.