Portal Capital Liberal

Saúde Bucal realiza cerca de 50 mil atendimentos em 2025

Saúde Bucal realiza cerca de 50 mil atendimentos em 2025

Ações foram realizadas nas redes de Atenção Primária e Especializada

Cerca de 50 mil atendimentos em 2025 Foto: Ákilla Ribeiro
Palestras de orientação nas escolas Foto: Ákilla Ribeiro
Entrega de kits dentários para os alunos Foto: Ákilla Ribeiro
O Programa ensina as crianças a escovar os dentes de forma correta Foto: Ákilla Ribeiro
Atendimento na rede primária Foto: Ákilla Ribeiro

A Saúde Bucal de Rio das Ostras nunca foi tão valorizada quanto neste ano de 2025. Ao longo do ano, foram realizados aproximadamente 50 mil atendimentos odontológicos, abrangendo tanto a Rede de Atenção Primária quanto à Especializada, demonstrando o fortalecimento e a ampliação dos serviços oferecidos à população.

Esse avanço foi possível graças à agilização de processos administrativos, que permitiu a aquisição de novos equipamentos odontológicos, como cadeiras, compressores e autoclaves. Atualmente, todas as unidades de saúde contam com autoclave, garantindo mais segurança, qualidade e eficiência nos atendimentos.

Outro importante destaque é a redução significativa das filas de espera dos atendimentos especializados, como endodontia, bucomaxilofacial, periodontia, odontopediatria, ortodontia e atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE). A grande maioria dessas filas foi extinta nesta gestão, com avanços expressivos, especialmente no ambulatório de PNE e na endodontia.

A criação da Central de Marcação também contribuiu para organizar e facilitar o acesso da população aos serviços odontológicos. Atualmente, a central atende às unidades do Jardim Mariléa, Extensão do Bosque (absorvendo a demanda de Nova Cidade), Recanto, Dona Edméia, Nova Esperança e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Além dos atendimentos clínicos, as ações odontológicas nas escolas tiveram um crescimento expressivo de cerca de 200%. O número de atendimentos saltou de 8 mil, no ano passado, para 24 mil, em 2025, beneficiando milhares de crianças. Essas ações contam com o uso de consultórios móveis, possibilitando a realização de aplicação de flúor e Tratamentos Restauradores Atraumáticos (TRA), que é uma técnica odontológica que visa a remoção parcial da cárie e o selamento da cavidade com cimento de ionômero de vidro, utilizando apenas instrumentos manuais e sem necessidade de anestesia. É uma abordagem de mínima intervenção, buscando preservar ao máximo a estrutura dental saudável. Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir palestras educativas voltadas à prevenção e à promoção da Saúde Bucal.

Com investimentos, planejamento e ampliação das ações, Rio das Ostras reforça seu compromisso com a Saúde Bucal, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar para toda a população.

 

 

 

Sair da versão mobile