Portal Capital Liberal

Saúde fortalece integração dos ACS e ACE

Saúde fortalece integração dos ACS e ACE

Fórum reuniu ACE e ACS, além de gestores da Saúde, da Baixada Litorânea Foto: Divulgação

Município participou do Fórum “Agentes em Rede”, que reuniu Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da Baixada Litorânea

Rio das Ostras prioriza o fortalecimento e integração do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), como forma de oferecer melhor atendimento de Saúde à população. Nesse sentido, o Município participou, no último dia 23, do Fórum “Agentes em Rede: Construindo Resultados em Saúde”, que integrou os profissionais da Baixada Litorânea.

O Fórum é uma iniciativa estadual voltada para a educação permanente, cujo objetivo é fortalecer e integrar os ACS e ACE. O encontro contou com palestras sobre os desafios do território e a importância do trabalho em conjunto, dinâmicas de grupo, plenárias e debates sobre os determinantes sociais de Saúde.

INTEGRAÇÃO – A Integração no Território traz muitos benefícios, como o território único (ACE e ACS passam a compartilhar a mesma área geográfica), o cruzamento de dados (O ACS alerta o ACE sobre focos em visitas cotidianas), as ações conjuntas e a agilidade que reduz o tempo de resposta do Município diante de surtos epidemiológicos.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga, “a unificação de ações entre a Atenção Primária à Saúde e a Vigilância em Saúde transforma o modelo de atendimento público: ela deixa de ser reativa (tratar a doença após ela surgir) e passa a ser proativa (agir nas causas antes que as pessoas adoeçam). O olhar carinhoso com identificação oportuna das duas equipes consegue reconhecer as fragilidades e vulnerabilidades dos munícipes, otimizar o encaminhamento ágil de pacientes para exames e diagnósticos e vincula os dados de visitas domiciliares à dados epidemiológicos. Em termos práticos, essa fusão une a clínica e o cuidado ao território e ao ambiente”.

“A integração entre os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias representa um avanço estratégico na consolidação da Atenção Primária à Saúde (APS) como eixo estruturante do SUS. Essa articulação fortalece a vigilância territorial e potencializa a capacidade de resposta dos municípios diante dos desafios epidemiológicos. Ao compartilhar o mesmo território, ACS e ACE constroem uma rede de cuidado que conecta informação, prevenção e ação, transformando dados em decisões e decisões em resultados”, diz Fernanda Peres, gerente geral da Atenção Primária à Saúde.

Essa sinergia entre clínica, território e vigilância é o caminho para um modelo de saúde mais resolutivo, equitativo e sustentável.

O Município participou com servidores das duas categorias e representantes da gestão.

Sair da versão mobile