
Diante do aumento do fluxo de pessoas durante as festas, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras montou um planejamento especial de emergência para garantir a eficiência do atendimento a moradores e visitantes. Entre o Natal e a semana do Réveillon – de 24 de dezembro a 5 de janeiro – foram registrados mais de 8 mil atendimentos nas unidades de emergência. Os serviços foram prestados com agilidade, salvando vidas.
Para atender a demanda prevista nesse período, o Município dobrou o serviço de Resgate nas ruas, que atuou em duas bases: uma instalada em Costazul e outra, no Centro, na Praça José Pereira Câmara.
O Resgate do Município conta, além das ambulâncias, com as motolâncias, que são pilotadas por profissionais de enfermagem capacitados a dar o primeiro atendimento. Esses veículos levam equipamentos para oferecer suporte básico à vida, como desfibrilador e oxigênio portátil, e conseguem chegar em minutos até a vítima para oferecer socorro rápido, essencial para salvar a vida do paciente.
“O planejamento da Gestão, a estrutura e o compromisso dos profissionais da Saúde possibilitaram que o Município oferecesse um serviço eficiente, sem grandes intercorrências e sem longas esperas – mesmo diante da demanda de mais de 8 mil atendimentos só nesse curto período”, explica o secretário de Saúde e vice-prefeito Fábio Simões.
ATENDIMENTOS – De 24 de dezembro a 5 de janeiro, a Unidade de Pronto Atendimento-UPA 24h registrou 3.432 atendimentos. No Pronto-Socorro Municipal foram 3.024 atendimentos e no Hospital Municipal, 1.642, totalizando 8.098, só nesse período.

