

Diante do aumento da circulação de pessoas na Cidade no Carnaval, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras montou um Plano de Ação Estratégico para garantir a qualidade e agilidade do atendimento durante os festejos. O planejamento inclui, além da organização especial do atendimento de urgência e emergência, ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
O Plano assegura a capacidade de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento -UPA 24h, Pronto-Socorro Municipal e Hospital Municipal, otimiza a alocação de recursos, reforça as equipes multiprofissionais e a distribuição estratégica de insumos.
A organização tem o objetivo de garantir um Carnaval seguro, com resposta ágil e eficaz às demandas emergenciais, minimizando impactos sobre a rede de assistência à saúde.
PLANEJAMENTO – Entre as ações para esse período estão a ampliação da equipe do Resgate Municipal e implantação de um posto de atendimento no CarnaJazz, na Lagoa de Iriry, com atuação de médicos, enfermeiros e equipe de apoio.
A Secretaria também vai ampliar a equipe de enfermagem nas unidades de emergências – UPA, Pronto Socorro Municipal e Hospital Municipal – e otimizar a disponibilidade de leitos.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE – As equipes da Vigilância em Saúde estarão nas ruas atuando na proteção à Saúde Pública.
Durante os dias de festa, a Vigilância Sanitária segue com o trabalho de fiscalização e orientação junto aos comércios e ambulantes.
Com ações no CarnaJazz (na Lagoa de Iriry) e no Centro, os profissionais da Educação em Saúde vão promover atividades lúdicas, especialmente para as crianças, esclarecendo e incentivando a prevenção de doenças, como as arboviroses (dengue, zika e chikungunya), importância da higiene das mãos, as principais vacinas, como HPV, Influenza, bronquiolite e Covid. A população também receberá orientações sobre cuidados em áreas alagadas pós-chuvas.
PREVENÇÃO DE ISTs – As equipes do Programa IST/HIV/Aids/ Hepatites Virais também vão estar no meio da folia, tanto no Centro quanto em Costazul, orientando a população sobre a prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.
As ações incluem distribuição de materiais de insumo de prevenção – preservativo e gel – e realização de testes rápidos.
