Ícone do site Portal Capital Liberal

Sebrae conquista 7ª posição no Brand Momentum Index (BMI) 2025, consolidando liderança em educação no Brasil

Sebrae conquista 7ª posição no Brand Momentum Index (BMI) 2025, consolidando liderança em educação no Brasil

O Sebrae celebra um marco ao alcançar a 7ª posição no Brand Momentum Index (BMI) 2025, divulgado pela Design Bridge and Partners. O resultado não apenas confirma a força da marca Sebrae, mas também destaca sua crescente relevância na cultura e na vida dos brasileiros, impulsionada por um propósito claro e atributos de imagem ESG robustos.

O presidente Décio Lima celebra o reconhecimento do Sebrae no Brand Momentum Index (BMI) 2025 | Foto: Erivelton Viana

O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que esse resultado reforça o papel fundamental que o Sebrae exerce no apoio aos pequenos negócios, por meio de cursos, consultorias e diversos outros recursos voltados à capacitação, ao acesso a crédito e ao fortalecimento dos negócios.

“Os pequenos negócios são essenciais para a economia brasileira e trabalhamos, todos os dias, com a disposição de construir um Brasil mais justo e inclusivo. Resultados como esse nos estimulam ainda mais a permanecer comprometidos em apoiar quem decide empreender”

Décio Lima, presidente do Sebrae

O Brand Momentum Index, que avalia a capacidade das marcas de influenciar pessoas e a cultura, posicionou o Sebrae como a única instituição de educação entre as dez primeiras marcas brasileiras, à frente de grandes nomes do varejo, serviços financeiros e alimentação. Este feito é particularmente notável, considerando que o Sebrae se destaca em um cenário dominado por marcas de consumo de massa.

A metodologia do BMI, baseada em dados do Brand Asset Valuator (BAV) – a maior plataforma do mundo de análise de marcas orientada por pessoas –, revelou que o Sebrae não apenas possui uma marca forte, mas também demonstra um “momentum” significativo, indicando sua capacidade de manter e expandir sua presença e impacto ao longo do tempo.

Destaques da performance do Sebrae no BMI 2025:

  • 7ª posição geral: O Sebrae figura entre as 10 marcas brasileiras mais influentes, demonstrando sua relevância e diferenciação em um mercado competitivo.
  • Liderança em educação e propósito: O estudo aponta que, no setor de educação, a disrupção na forma de se comunicar e a clareza do propósito são cruciais para criar conexão com os públicos de uma marca. Ancorado em seu legado e expertise, o Sebrae vem construindo narrativas proprietárias e soluções diferenciadoras com foco no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios.
  • Atributos ESG fortalecidos: A análise de imagem da marca Sebrae destaca atributos de imagem onde a marca performa melhor que as demais marcas avaliadas: comprometida com a equidade (99,46), socialmente responsável (99,39) e comprometida com o meio ambiente (97,71). Esses resultados sublinham o papel do Sebrae como uma marca alinhada com os princípios de ESG (Environmental, Social and Governance).

Sobre o Brand Momentum Index (BMI)

O Brand Momentum Index (BMI) é uma métrica desenvolvida pela Design Bridge and Partners, em parceria com o Brand Asset Valuator (BAV) da WPP, que avalia a capacidade de uma marca de influenciar pessoas e a cultura. Ele identifica as emoções que impulsionam as ações e desbloqueiam o potencial das marcas, medindo sua força, relevância, diferenciação e capacidade de gerar “momentum” no mercado.

Sair da versão mobile