O escritório presidencial da Rússia disse que o Presidente Vladimir Putin vai se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, no Uzbequistão, na quinta-feira.
Também anunciou que a reunião acontecerá à margem do encontro de cúpula da Organização para Cooperação de Xangai, que será realizada no país da Ásia Central. A organização é uma estrutura que abrange questões de segurança e economia, liderada pela China e a Rússia.
Esta será a primeira vez que os dois líderes se encontram pessoalmente desde que a Rússia iniciou a invasão na Ucrânia, no mês de fevereiro.
Yury Ushakov, assessor do Kremlin, disse, na terça-feira, que Pequim havia chegado a uma “abordagem equilibrada” em relação à “crise da Ucrânia”. Ele afirmou que a China “compreende claramente os motivos que forçaram a Rússia a lançar sua operação militar”. Acrescentou que esta questão será discutida minuciosamente durante uma futura reunião.
Aparentemente, Putin espera confirmar as relações militares e econômicas com a China em um momento em que as nações ocidentais intensificam as sanções e os militares russos enfrentam fortes contra-ataques por parte da Ucrânia na parte leste do país.
Agència NHK