

O Procon de Rio das Ostras realiza, até sábado, dia 15 de março, a Semana do Consumidor, em diversos pontos de atendimento da Cidade.
O objetivo é ofertar orientação, suporte jurídico e atividades educativas para consumidores, promovendo conhecimento sobre seus direitos e incentivando práticas de consumo consciente.
Segundo a coordenadora executiva do Procon, Michele Mansur, as ações promovidas são educativas e facilitam a mediação de conflitos entre consumidores e empresas, em especial junto às concessionárias.
Na segunda-feira, dia 10, aconteceu o Mutirão de Atendimento aos Consumidores para resolução das demandas junto à Rio+Saneamento e à Enel, na sede do Procon de Rio das Ostras, no Centro da Cidadania, no Âncora. Ao todo, foram feitos 150 atendimentos.
PRÓXIMOS EVENTOS – Nesta quarta, dia 12 de março, às 9h30, está agendada uma reunião do Procon com a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor, na sede do Órgão. E, na quinta, dia 13, das 9h às 21h, será realizado o Workshop de Direito do Consumidor, no Auditório da Faculdade CNEC, no Jardim Campomar. O workshop é aberto ao público.
No dia 14, das 9h às 16h, na sexta, está confirmado o Atendimento Itinerante no Centro de Referência de Assistência Social Sul (CRAS Sul), em Cidade Beira Mar.
No sábado, ocorre o encerramento da Semana com Ação e Atendimento Itinerante na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
Confira a seguir a programação completa do evento:
QUARTA-FEIRA – 12/03/2025
Reunião do Procon de Rio das Ostras com a Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor
Local: Sede do Procon de Rio das Ostras
Horário: 9h30 horas
Atividades:
– Discussão sobre políticas públicas de defesa do consumidor
– Planejamento de futuras ações conjuntas para fortalecer a fiscalização e atendimento aos consumidores
QUINTA-FEIRA – 13/03/2025
Workshop de Direito do Consumidor
Local: Auditório da Faculdade CNEC – Rio das Ostras
Horário: 18h30 – 21h00
Programação: 18h30 – Abertura Oficial
Representante da faculdade CNEC, representantes de Procon Rio das Ostras / Representantes OAB Local/ Autoridades/ Palestrantes
Breve apresentação sobre a importância do Dia do Consumidor
Contextualização dos principais desafios no consumo moderno
18h45 – Palestra 1:
“Direitos em Compras Online e o Direito ao Arrependimento” (20 min)
Palestrante: Especialista em Direito do Consumidor:
– Como funciona o direito ao arrependimento em compras digitais
– Principais armadilhas do comércio eletrônico
– Como identificar golpes e sites fraudulentos
19h10 – Palestra 2:
“Golpes Financeiros e Proteção de Dados: Como Evitar?” (20 min)
Palestrante: Especialista em Direito do Consumidor
– Golpes mais comuns no pix, cartões e boletos falsos
– Proteção de dados pessoais e segurança nas redes sociais
– Como denunciar fraudes bancárias e financeiras
19h35 – Palestra 3:
“Propaganda Enganosa e Fake News no Consumo” (20 min)
Palestrante: Especialista em Direito do Consumidor
– Como identificar propagandas enganosas – Impacto das fake news na decisão de compra
– Direitos do consumidor diante de publicidade abusiva 20h
– Painel: “O Futuro do Direito do Consumidor: Inteligência Artificial” (20 min)
20h30
– Encerramento
SEXTA – 14/03/2025 Atendimento Itinerante – CRAS Sul
Local: CRAS Sul – Centro de Referência de Assistência Social Sul – Cidade Beira Mar
Horário: 9h à 16h
Atividades:
– Atendimento jurídico e orientação sobre direitos do consumidor
– Suporte especializado para casos de serviços essenciais
SÁBADO – 15/03/2025
Encerramento com Ação e Atendimento Itinerante
Local: Praça José Pereira Câmara Local
Horário: 9h às 17h
Atividades:
– Estandes de atendimento do Procon de Rio das Ostras