
Rio das Ostras se destacou na folia deste ano com um show de organização na programação das atrações do CarnaJazz, dos blocos carnavalescos e na prestação de serviços que garantiu a tranquilidade dos foliões que escolheram o Município para curtir a Festa de Momo.
Este ano, as famílias voltaram para as ruas e aproveitaram a festa com tranquilidade e alegria por conta do efetivo das forças de segurança – Guarda Civil Municipal e Polícias Militar e Civil – que estavam nas ruas para garantir a paz e a segurança de todos. No trânsito, a orientação da Guarda aos motoristas com uma campanha de conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e a importância da direção responsável garantiu um trânsito mais seguro.
Para garantir a segurança dos banhistas, a Defesa Civil, em apoio ao Corpo de Bombeiros, montou um posto estratégico para monitoramento dos guarda-vidas. O monitoramento marítimo conta ainda com uma embarcação da Defesa Civil, tripulada por dois agentes, responsável por orientar os pilotos de jet-ski e os proprietários de “banana boalt”
A Saúde também foi uma atração a parte, na tenda montada na Lagoa de Iriry, com ambulâncias de prontidão e nas unidades de pronto atendimento, além de ações de prevenção nas ruas. Essa operação focou na distribuição de preservativos, testagem rápida para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para levar informação e prevenção diretamente para onde o folião está. A Vigilância em Saúde também marcou presença nas ruas com orientações sobre o combate a dengue. As equipes do Resgate foram duplicadas e atuaram com dois médicos, enfermeiros e técnicos.
Nas unidades de pronto atendimento foram realizados mais de 2.800 atendimentos nos quatro dias de folia no Hospital Municipal, no Pronto Socorro, e na UPA – Unidade de Pronto Atendimento, além das ações do Resgate.
O bloco da limpeza também garantiu nota máxima com uma equipe de 200 profissionais para limpeza urbana, trabalhando 24h por dia deixando a cidade sempre limpa. Ao todo foram recolhidas mais de 1.320 toneladas de lixo entre coleta domiciliar, entulho e varrição. Todos os resíduos descartados no aterro sanitário.
As equipes do Procon, da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis) e da Vigilância Sanitária realizaram durante todo Carnaval ações conjuntas para garantir transparência nas relações de consumo e promover boas práticas comerciais. Durante a ação, foram repassadas orientações sobre regras de consumação mínima, prevenção de cobranças indevidas e respeito aos direitos
A Assistência Social, em parceria com a Fia-RJ – Fundação para a Infância e Adolescência – promoveu campanhas de conscientização e combate ao assédio e à importunação sexual “Não é Não” e de identificação de crianças com a distribuição de 5 mil pulseiras de identificação no Bailinho da Lagoa de Iriry e na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
Nesta folia, a Secretaria de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana montou um esquema especial para atender ao aumento da demanda por serviços e intensificaram a fiscalização nos ônibus de Turismo para verificar se estavam autorizados a ingressar no Município e estacionados em local regulamentado.
Este esquema especial, com o conjunto de medidas adotadas pela Administração Municipal foram fundamentais para que as comemorações de Carnaval em Rio das Ostras transcorressem de forma organizada, segura e, acima de tudo, sustentável.