
Treinamento da terceira turma de profissionais da Assistência Social aconteceu no Cedro
Na manhã desta quarta-feira, 20 de agosto, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promoveu mais uma etapa do Treinamento de Agentes Socioambientais, no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras – Cedro. Esta foi a terceira turma de servidores a participar da atividade, ministrada por Martha Evelyn, coordenadora do Cedro.
Participaram do treinamento servidores da Secretaria de Assistência Social do Município que atuam no CRAS Central, CRAS Sul, Centro Integrado de Convivência, Casa da Criança e CRAS de Rocha Leão.
A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os funcionários públicos e transformá-los em multiplicadores de boas práticas ambientais.
O treinamento, intitulado “Resíduo: da geração ao destino final”, busca conscientizar sobre a importância da separação correta dos resíduos sólidos, dando a eles o destino adequado, para que possam trabalhar com as famílias assistidas nas unidades da Assistência Social. Além da palestra, os participantes realizaram um tour pelo Cedro para conhecer de perto as ações e projetos desenvolvidos na unidade.
Segundo Martha Evelyn, embora todas as secretarias sejam convidadas a participar, a formação começou com a Secretaria de Assistência Social, por estar mais próxima de parte do público-alvo, como os catadores, que se beneficiam diretamente do descarte consciente. A participação desta turma foi viabilizada pela coordenadora de Proteção Básica da Secretaria, Daniele Bezerra Chaves.
NOVOS PROJETOS – Entre as metas da Secretaria de Meio Ambiente estão a ampliação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), a organização dos catadores em cooperativa e, futuramente, a implementação da coleta seletiva em todo o Município.
“Queremos implementar uma política pública baseada nos três pilares que envolvem a sustentabilidade – social, econômico e ambiental. Por isso, iniciamos com a sensibilização da população”, explicou Martha Evelyn.
Os servidores das demais secretarias municipais e autarquias também serão convidados a participar do treinamento ao longo do ano.