A Boca da Barra vai se transformar em um grande palco neste final de semana, com shows para a população no sábado, dia 30 de novembro, e domingo, dia 1º de dezembro. A Fundação Rio das Ostras de Cultura está promovendo cinco shows, que vão deixar todo mundo dançando, com muito chorinho e samba.
No sábado, em homenagem ao Dia Nacional do Samba, a festa começa às 17h com a apresentação do Grupo Sou Mais Elas. Formado apenas por mulheres, com Clarissa Silva, no vocal, Katia Fróes, no tantã, Laura Andrade, no surdo, e Malu Maia, no pandeiro, elas têm se destacado nas rodas de samba da Região, com grandes sucessos do samba e do pagode.
Em seguida o Faca N’Agô, formado por Cláudia Falcão, Jefferson Ferreira e Thati Dias, vai dar continuidade com muito samba de raiz. Com um repertório formado por grandes clássicos do samba e músicas autorais, o Grupo celebra a rica herança musical brasileira, enquanto olha para o futuro com esperança e determinação. O objetivo da apresentação vai além do mero entretenimento. O som visa despertar consciências e inspirar mudanças.
No domingo, dia 1, acontece a última edição do Projeto Choro da Maria em 2024, dessa vez na Boca da Barra. Quem abre a roda é o Grupo Raiz de Figueira, composto por Flávio Catarinozi (flauta), Fábio Negroni (violão), Rodrigo Fernandes (pandeiro) e Wagner Vieira (cavaco). Flávio é um ex-aluno do Centro de Formação Artística, formado na escola no ano passado.
A ideia dos músicos é propagar a cultura musical do choro e do samba e resgatar eventos históricos do passado da música brasileira, além de sempre pontuar as circunstâncias em que o choro cresceu e se difundiu mesmo com a marginalização sofrida no passado.
Na última edição do ano, o Choro da Maria apresenta o Grupo Desata Nós que recebe como convidados Samuel Daher (sax tenor), Gustavo Oliveira (cavaquinho e clarinete), Diego Barros (percussão) e a participação especial de Reizilan Cartola Neto, neto do inesquecível Cartola.
O Grupo Desata Nós, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Cássio Acioli (percussão), ficará responsável pela apresentação de grandes clássicos do Chorinho.
O projeto tem como objetivo resgatar o Chorinho, que é um ritmo genuinamente brasileiro, além de garantir entretenimento de qualidade para o público riostrense.
CARTOLA NETO – Encerrando o final de semana o público vai poder curtir uma roda de samba com Reizilan Cartola Neto, perpetuando o legado de um dos maiores ícones do samba e da cultura brasileira: seu avô, o inesquecível Cartola.
Cantor, compositor e diretor musical da Velha Guarda da Estação Primeira de Mangueira, Reizilan construiu sua própria trajetória como artista, unindo tradição e inovação no samba.
No seu álbum “Desde criança eu sou Mangueira”, que celebra as raízes do gênero, Reizilan já dividiu o microfone com dois ícones da música brasileira: Beth Carvalho, a eterna Madrinha do Samba, e Nelson Sargento, uma das vozes mais respeitadas da história do samba. Suas composições e interpretações são um testemunho vivo da herança musical que carrega, ao mesmo tempo em que imprime sua própria identidade artística.
Reizilan Cartola Neto é um elo precioso entre o passado e o futuro do samba, mantendo acesa a chama da tradição ao mesmo tempo em que conquista novos espaços e públicos. Com sua voz marcante, direção artística impecável e um repertório que é puro patrimônio cultural, ele prova que o samba continua vivo e pulsante em seu coração e em suas canções.
SERVIÇO
SOU MAIS ELAS & FACA N’AGÔ
Data: Sábado – 30 de novembro
GRUPO RAIZ DA FIGUEIRA – CHORO DA MARIA – REIZILAN NETO
Data: Domingo – 1 de dezembro
Horário: a partir das 17h
Local: Boca da Barra
Entrada Franca