Ícone do site Portal Capital Liberal

SP encerra 2025 com mais de 130 mil carteiras de identificação emitidas para pessoas com TEA

SP encerra 2025 com mais de 130 mil carteiras de identificação emitidas para pessoas com TEA

SP encerra 2025 com mais de 130 mil carteiras de identificação emitidas para pessoas com TEA

O Governo de São Paulo alcançou em 2025 a marca de 130 mil emissões da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CipTEA). A iniciativa é liderada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e integra as diretrizes do Plano Estadual Integrado (PEI), lançado em abril de 2023, com o propósito de ampliar o suporte e os serviços oferecidos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

“Com mais de 130 mil carteiras emitidas, vemos o impacto positivo dessa iniciativa na vida das pessoas com TEA e de suas famílias. Relatos mostram que a CipTEA tem facilitado o atendimento em estabelecimentos públicos e privados. É uma ferramenta de cidadania, que assegura o respeito às necessidades e individualidades das pessoas com TEA”, celebra o secretário Marcos da Costa. Em 2025, foram 44.925 mil carteiras emitidas em todo o estado. 

A emissão gratuita da Carteira de Identificação representa um avanço na garantia de direitos da pessoa no espectro autista, além de fortalecer a inclusão e a acessibilidade. O registro surgiu do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (PEIPTEA), uma política pública voltada à inclusão e autonomia, criada para facilitar que pessoas com TEA sejam identificadas e recebam tratamento adequado.

O Governo do Estado segue comprometido com a ampliação desse programa, fortalecendo a rede de acolhimento e aprimorando o sistema. Outro exemplo de importante realização em 2025 foi a inauguração do Centro TEA Paulista, em junho. Com seis meses de funcionamento, o equipamento da SEDPcD se tornou referência no acolhimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de seus familiares, ao somar 3.297 atendimentos para 792 pessoas. 

Como solicitar a CipTEA

A CipTEA pode ser solicitada digitalmente pelo site ciptea.sp.gov.br ou presencialmente em uma das mais de 240 unidades do Poupatempo espalhadas pelo estado. Para a emissão, é necessário apresentar um laudo médico que comprove o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista, além dos documentos pessoais do beneficiário e de seu responsável.

Mais informações

Departamento de Comunicação

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

(11) 5212-3749

comunic@sp.gov.br

O post SP encerra 2025 com mais de 130 mil carteiras de identificação emitidas para pessoas com TEA apareceu primeiro em Agência SP.

Sair da versão mobile