Ícone do site Portal Capital Liberal

Supernova divulga vencedores de ideação de negócios inovadores

Supernova divulga vencedores de ideação de negócios inovadores

Os cinco melhores projetos apresentados no Supernova, resultado de uma parceria entre o Sebrae e o Ministério da Educação (MEC), foram divulgados nesta segunda-feira (26). Os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram destaque na premiação. A iniciativa buscou sensibilizar e capacitar estudantes de cursos técnicos e superiores de instituições públicas e privadas de ensino de todo o país para a ideação de negócios inovadores, com foco na resolução de demandas sociais, tecnológicas e de mercado. Como prêmio, os vencedores participarão, ainda neste primeiro semestre, de uma missão técnica em um hub de inovação e tecnologia.

Confira a lista dos vencedores:

  • Região Norte: Equipe Lótus – Instituto Federal do Pará (IFPA)
  • Região Nordeste: Equipe SyncCore – Instituto Federal do Piauí (IFPI Campus Picos)
  • Região Centro-Oeste: Equipe AGANI – Soluções fotônicas – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Região Sudeste: Equipe Fungi Factory – Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Região Sul: Equipe Eusablyers – Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Ambiente de inovação: Instituto Federal de São Paulo (IFSP), vencedor como destaque de equipes concluintes na iniciativa

A trilha de capacitação do Supernova contou com mais de 3 mil inscritos e mais de 1.100 equipes formadas em todo o país. O Supernova é alinhado ao Programa Nacional Educação que Transforma e ao Programa Nacional Impulso Tecnológico, do Sebrae. Nos próximos três anos, o Programa prevê a participação de 1 milhão de estudantes e a ideação de 50 mil novos negócios que devem continuar recebendo suporte e orientação do Sebrae em programas voltados para aceleração de negócios.

“Ao estimular a criação e o desenvolvimento de novas ideias dentro de um ecossistema colaborativo, integrando ensino, pesquisa, extensão e inovação, estamos contribuindo com a formação dos nossos estudantes”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli. O secretário também destacou o papel dos Ambientes Promotores de Inovação, que oferecem suporte e estímulo para que estudantes e servidores possam desenvolver suas ideias e transformá-las em soluções concretas.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta o caráter inclusivo da iniciativa. “O Supernova contribui para o processo mais importante para o Brasil, que é a inclusão educativa. O Sebrae atua para abrir as portas para a educação. O que está acontecendo é uma possibilidade da construção de um processo, que pode se tornar paradigma para todo país”, afirma.

“A experiência agrega valor à trajetória profissional de jovens que concluem o curso técnico ou a graduação”, afirma o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.

“Mais do que oferecer a possibilidade de empreender formalmente, o destaque está no conhecimento adquirido e nas competências desenvolvidas, que permitem aos participantes construir seus próprios projetos de vida com protagonismo, e este impacto reverbera positivamente em toda a sociedade”

Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae

Supernova

Com formato híbrido, tanto presencial quanto à distância, a iniciativa oferta, gratuitamente, uma trilha de capacitação que inclui conteúdos relacionados ao desenvolvimento de competências empreendedoras, validação de negócios, marketing, construção de MVP, vendas, sustentabilidade financeira, construção e apresentação de pitch, além de mentorias. Ao fim, as equipes entregaram um modelo de negócios e um vídeo pitch.

A metodologia da trilha de capacitação está estruturada de forma a promover o protagonismo dos estudantes, articulando o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, e integrando a formação acadêmica à prática empreendedora.

* Com informações da Setec e do Sebrae

Sair da versão mobile