A tradicional festa portuguesa, no Cantinho das Concertinas, no Cadeg, o Centro de Abastecimento do estado da Guanabara, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro, vai continuar todos os sábados, mesmo depois da morte do proprietário, o português Carlos Ernesto Cadavez, ou, simplesmente, seu Carlinhos, como era chamado.
Conhecido pela simpatia, bom humor e tantos outros adjetivos positivos, nos 30 anos de funcionamento da casa seu Carlinhos morreu aos 75 anos, de problemas renais.
A promessa da continuidade dos encontros que juntavam música, dança e as delícias da gastronomia portuguesa, incluindo o famoso bolinho de bacalhau, foi feita pelo genro do seu Carlinhos, durante a cerimônia de velório e enterro, nesta terça-feira, no cemitério do Caju, na zona portuária da cidade.
João Vieira, que já vem administrando a Casa, garantiu que a programação do restaurante vai continuar.
E, o diretor-presidente do Cadeg, Marcelo Pena, acrescentou que o legado da alegria dos encontros, deixado pelo português, vai ser lembrado em homenagens que ainda estão sendo definidas.
Ele adiantou que o espaço usado para a festa portuguesa vai ganhar uma placa e que a figura de seu Carlinhos deve ser eternizada com uma pintura grafitada na entrada do Cadeg.
Cultura Rio de Janeiro 21/09/2022 – 12:41 Sâmia Mendes/Edgard Matsuki Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Festa portuguesa quarta-feira, 21 Setembro, 2022 – 12:41 1:32