Tuberculose: campanha foca em vulneráveis e aumento da vacinação,
A tuberculose ainda é um problema de saúde pública em todo o mundo. No Brasil, em 2021, cinco mil pessoas morreram com o diagnóstico da doença. E em 2022 78 mil novos casos foram diagnosticados. O governo quer reduzir a incidência da doença em 90% e as mortes em 95% nos próximos sete anos.
Para ajudar nessa tarefa, foi lançada nesta sexta-feira (24) a Campanha Nacional de combate à tuberculose, com foco na prevenção de populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua, presidiários, pessoas com HIV, imigrantes e indígenas. E como a baixa na imunização contra a doença também contribuiu para o aumento dos casos, outro foco do Ministério da Saúde será o aumento da vacinação com a BCG, aplicada logo após o nascimento, que previne contra as formas graves da doença.
A tuberculose é uma doença infecciosa que ataca, geralmente, os pulmões, mas pode atingir outras partes do corpo. Um sinal clássico é a tosse persistente por mais de três semanas. Em caso de suspeita, o teste pode ser feito de graça nas unidades básicas de saúde.
Conheça a programação da sua TV Brasil: http://tvbrasil.ebc.com.br/
Siga a TV Brasil nas redes sociais:
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
Twitter – https://twitter.com/TVBrasil
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
, , , {authorlink}, https://www.youtube.com/watch?v=HYc8jBXTcs8,