As principais autoridades da União Europeia deram as boas-vindas à próxima posse do presidente eleito dos EUA, Joe Biden, na quarta-feira.
Dirigindo-se ao Parlamento Europeu, o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse: “Hoje é mais do que uma transição. Hoje é uma oportunidade para rejuvenescer a nossa relação transatlântica, que sofreu muito nos últimos quatro anos.”
Ele então pediu ao novo presidente que, em conjunto, “construísse um novo pacto fundador para uma Europa mais forte, para uma América mais forte e para um mundo melhor”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, expressou alegria, dizendo: “Este novo amanhecer na América é o momento que esperamos por tanto tempo.”
Ela expressou esperança de que o próximo governo Biden dê importância a trazer uma “aliança de poderes com ideias semelhantes” com a União Europeia sobre mudança climática e outros desafios. Ela acrescentou: “A União Europeia e os Estados Unidos devem liderar na frente”.
A UE parece ansiosa por melhorar as relações com os Estados Unidos, que foram manchadas pelo Presidente cessante Donald Trump.
A administração Trump retirou o país do Acordo de Paris e do acordo nuclear com o Irã mediado pelos líderes da UE.
Trump também pressionou fortemente a UE para reduzir seu superávit comercial com os Estados Unidos, o que apenas resultou em uma guerra tarifária na mesma moeda entre as duas potências.
Fonte: NHK