A reunião de ministros de relações exteriores terá representantes de todos os membros do G20 – são 19 países, mais a União Africana e a União Européia. Também estarão presentes delegações de 11 países convidados, como Angola e Portugal, e de 13 organizações globais, como Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio.
Esses eventos estão sendo realizados no Brasil, porque o nosso país ocupa neste ano a presidência temporária do G20, grupo que reúne os países com as maiores economias do mundo.
Notícias relacionadas:
- G20: Mauro Vieira critica paralisia da ONU em conflitos armados.
- Wellington Dias considera correta posição de Lula sobre guerra em Gaza.
A principal pauta do encontro de chanceleres é a reforma da governança global e o reforço do multilateralismo. O Brasil defende uma atualização ampla das instituições responsáveis por mediar as relações entre os países, como a Organizações das Nações Unidas.
E, há ainda outros dois temas eleitos como prioritários pela presidência do Brasil: o primeiro é inclusão social e combate à pobreza e a fome; e o segundo é a promoção do desenvolvimento sustentável considerando os pilares social, econômico e ambiental. Mas, os ministros também vão discutir as tensões em curso, como o conflito Israel/Palestina e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Internacional Rio de Janeiro G20: Mauro Vieira critica paralisia da ONU em conflitos armados Wellington Dias considera correta posição de Lula sobre guerra em Gaza 21/02/2024 – 16:22 Vitoria Elizabeth / Liliane Farias Tâmara Freire – repórter da Rádio Nacional G20 Relações Exteriores quarta-feira, 21 Fevereiro, 2024 – 16:22 1:19