Você sabia? Uma a cada 44 crianças com 8 anos de idade, tem autismo, de acordo com
Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC). E segundo a Organização
Mundial de Saúde (OMS), a cada 68 nascimentos, um é acometido pelo Transtorno do
Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de quebrar preconceitos acerca da síndrome, a
Organização das Nações Unidas (ONU), promoveu abril como o mês de
conscientização mundial sobre o autismo.
Para abordar o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças com TEA, a
neuropsicopedagoga, Letícia Mello, traz à tona a importância do brincar na primeira
infância (até 6 anos) dos pequenos.
Há mais de 12 atuando na área da educação, Letícia conta que sentiu a necessidade de
se especializar no tema, pois tinha alunos que não aprendiam e ela precisava saber
como auxiliá-los em seu desenvolvimento. Hoje, a profissional é fundadora e CEO da
clínica multidisciplinar ‘Transformar Letícia Mello’, especialistas em desenvolvimento
infantil e autismo. “Todo pai e mãe ou responsável preza pela autonomia e
independência da criança, eu e toda minha equipe nos preocupamos e buscamos
formas de contribuir para esse desejo”, afirma.
Segundo a profissional, é por meio das brincadeiras e momentos de ludicidade que toda
criança aprende a interpretar e a se desenvolver, se apropriando do conhecimento do
mundo. Porém, as crianças com autismo podem ter mais dificuldades em compreender
a brincadeira e até mesmo usar os brinquedos de uma forma “não convencional”, mas
ainda assim é preciso ter paciência, amor e constância para brincar e estimular.
“É legal oportunizar brinquedos que estimulem o pensamento, a representação que é o
brincar simbólico e funcional, como por exemplo loucinhas, brincar com itens de
casinha. Bonecos, brinquedos com cores e formas”, exemplifica Letícia.
“Toda brincadeira vai estimular uma área em desenvolvimento. Então papais, mamães e
responsáveis, saibam que 20 minutos do seu dia faz total diferença para a criança. Sem
falar do vínculo de amor, de limites e regras que são estabelecidos durante a
brincadeira, assim cada família pode educar também seu filho por meio dela”, instrui a
neuropsicopedagoga.
Letícia também ressaltou que, crianças que se encontram dentro do espectro autista
tendem a apresentar o hiperfoco (interesse intenso em objetos), então existem alguns
brinquedos que eles acabam gostando mais, como carrinhos, dinossauros e jogos de
encaixe.
Mães de crianças autistas contam suas experiências
Para exemplificar que, a base terapêutica do tratamento do autismo é focada no brincar
com recursos lúdicos, as mães Marina Frouche, Daniela Souza, Irade Narcisa e
Lorrayne Teixeira contam suas experiências com seus filhos diagnosticados com TEA.
Juan Gabriel, de 5 anos, é filho da Marina e iniciou a intervenção para o diagnóstico do
autismo aos 10 meses, tendo fechado somente com 1 ano e 8 meses. Após ser
identificado um grau elevado do TEA, e com intervenção precoce e intensiva de 38h
semanais, hoje o autismo no Juan é considerado moderado e leve.
Juan virou garoto propaganda, inspiração e ‘case de sucesso’ da ONG fundada por sua
mãe, o CEPIS – Centro de Estimulação Precoce e Integração Sensorial Juan
Gabriel, que funciona como um braço de apoio do SUS, ajudando crianças que não têm
plano de saúde.
Sobre os desafios enfrentados na maternidade de filhos autistas, Marina diz que
enfrenta olhares de pessoas pensando que uma crise comportamental é falta de
educação.
Sobre os desafios enfrentados na maternidade de filhos autistas, Marina diz que
enfrenta olhares de pessoas pensando que uma crise comportamental é falta de
educação.
Sobre as brincadeiras, Marina conta que, a criança com atraso, consegue uma chance
de ter interesse por brinquedos de verdade, sendo necessário tirar de cena o tablet e
celular. “Assim buscaremos mais contato visual dessa criança, depois a imitação e
depois vem a fala. Não podemos esquecer que a intervenção precoce é fundamental
por conta da neuroplasticidade. Uma vez que enrijecida perdemos a chance de que
aquela criança seja um adulto funcional”, contou Marina, que se dedicou a estudar sobre
o autismo pelo filho, por perceber a carência de pessoas especializadas em sua cidade
(Macaé-RJ). Marina é formada nos métodos de intervenção do TEA: Denver, TEACCH,
ABA, e em maio se formará em neuropsicopedagogia.
Bernardo tem 2 anos e 11 meses, e sua mãe, Irade Narcisa, descobriu o autismo de
grau leve/moderado no pequeno há cerca de um ano e meio atrás. Para Narcisa, assim
como a mamãe Marina relatou, o maior desafio é enfrentar o preconceito da sociedade.
“A parte mais difícil são os olhares julgadores. Pois, infelizmente eles ainda veem como
birra da criança, e nos veem como pais que não sabem educar. Isso me incomoda
muito, nossa luta é diária, e na maioria das vezes achamos que não estamos fazendo
da melhor maneira”, desabafou.
Narcisa também contou que eles brincam muito entre família, e que Bernardo é agitado,
gosta de falar e ama abraçar (somente crianças). “É o primeiro ano dele na escola, tem
sido um desafio”, concluiu.
Já Lorrayne Teixeira, mãe da Alice, de 2 anos e 8 meses, descobriu o autismo da filha
em janeiro deste ano, e conta que antes do diagnóstico, já havia pensado nas
possibilidades de ser o TEA.
“Por ser um grau leve, confunde muito quem não tem o conhecimento do autismo. O
motivo de levar a Alice ao neuro, foi o atraso na fala e logo na primeira consulta já
recebemos o laudo. Ela foi diagnosticada com TEA sem deficiência intelectual e com
comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional, o grau 1”, disse.
Para Lorrayne, que tem apenas 22 anos, o maior desafio como mãe, é a renúncia.
“Quando nos tornamos mães, nosso instinto natural é renascer pelo bebê e a partir
disso sua vida é ele. Mas, quando chega uma certa idade é natural que a criança se
desenvolva e seja mais um pouco independente e para crianças autistas, não.
Precisamos oferecer todo o nosso melhor, todo um estímulo, brincadeiras,
aprendizagem. Nos doar por inteiro, para que isso aconteça (e às vezes nem acontece e
tudo certo). E doar por inteiro é cansativo e doloroso. Com o diagnóstico eu renunciei o
tempo que for preciso para o desenvolvimento dela, isso inclui trabalhos, cursos e
chances de crescer profissionalmente”, pontuou.
Lorrayne costuma brincar com Alice, desde muito nova. Sempre buscou estimuladores e
ensinava as coisas em casa. Hoje, Alice aprendeu tudo o que sabe com a mãe, como
por exemplo: cores, formatos, números do 1 até 10, nomes de pessoas. Já sabe se
comunicar quando quer fazer suas necessidades, quando está com fome ou quando
está com dor etc. “A brincadeira foi essencial para o desenvolvimento dela, ela ainda
não forma frases, mas só de ver ela chegando até aqui, me sinto mais viva e pronta
para a próxima”, ressaltou a mãe.
“Ela é um amor de criança e também um alerta. Muitos pais com filhos autistas leves
nem sabem que têm, por achar que é fase. Inclusive, muitas pessoas estão descobrindo
o TEA depois de adultos. O que mais ouço é: ‘Será que ela tem autismo mesmo?’,
‘Procura outro médico!’… Já ouvi até que minha filha invalida o autismo em si, que eu
não sei o que é sofrer com isso, por ela ser um grau leve quando fui conversar com
outras mães de crianças autistas. Acredito que cada dor é única, mas não posso
invalidar a do próximo. Eu também sofri com o diagnóstico e antes do laudo, mas isso
não muda o fato dela ser minha filha, não posso e não devo ver o autismo como um
fardo e sim uma consequência, disse Lorrayne. Acrescentando que, as pessoas
demonizam o autismo desde muito tempo atrás e veem como se fosse só uma criança
problemática. Minha filha olha no olho, socializa, brinca com todos, responde quando
chamado, respeita quando ouve um não. Mas, também tem suas crises e birras de
inquietação. Foi todo um processo de estímulos, luta e suor para chegar até aqui e
ainda é muito sofrido. Mesmo que ela melhore ainda mais, isso não vai mudar o fato
dela ser autista, pois o autismo não tem cura e só ela saberá das dificuldades que
enfrentará no futuro”, concluiu.
Neuropsicopedagoga deixa mensagem de apoio aos pais e quebra de
preconceito à sociedade acerca do Autismo
“Sei que ainda temos caminhos pela frente a ser enfrentado onde nossas crianças
atípicas frequentem todos os lugares sem alguns olhares de julgamento. Saibam que
jamais estarão sozinhos, nossa comunidade autista vem lutando pelos seus direitos e
tenho certeza que juntos somos muito mais fortes. Vamos mostrar para todos que
autismo é apenas uma forma diferente de ver o mundo e que eles têm muito para nos
ensinar, pois somos humanos em processo de evolução. Que cada pai e cada mãe
possa ter ainda mais forças para auxiliar seus filhos no desenvolvimento, que possam
ter muita saúde para estarem ao lado deles nessa linda jornada”, declarou a profissional
Letícia Mello.
A especialista também expressou seu desejo de que, nesse mês da consciência do
TEA, o mundo tenha mais conhecimento do transtorno, que compreenda, respeite e
inclua a criança com autismo e também sua família no convívio social.
“O cérebro de uma criança com autismo realmente funciona de uma forma diferente,
porém em seu peito bate um coração como de qualquer ser humano. Deixo aqui o meu
registro de total apoio a essa causa tão linda. E quem, porventura, ainda nunca tenha
ouvido falar, que saiba que o autismo não é uma doença e sim um transtorno
neurológico que altera a socialização e a comunicação verbal e não verbal da criança e
que isso não a torna desigual perante aos olhos de Deus e da sociedade. Compreender,
respeitar e incluir é isso que desejamos que seja feito para todas as crianças com
autismo”, completou a neuropsicopedagoga.
*Ana Clara Menezes