O baiano Wellington Cardim, de 27 anos, comanda a Barbearia Cardim em Itabuna (BA). Ele começou a fazer cursos e encontrou seu caminho com o próprio negócio ao abrir uma pequena barbearia. “Nos primeiros três anos, me dediquei à minha formação. Fiz cursos para cortes de cabelo e barbas mais trabalhadas, formatos de rostos, visagismo, luzes, platinados e os segredos da química nos cabelos”, relata.
Wellington também investiu na gestão desde o início da atividade, quando ainda era Microempreendedor Individual (MEI). “Fui procurar o Sebrae para melhorar meus conhecimentos para gerir meu negócio e ter um ambiente mais profissional na barbearia”, pontua. Em 2021, quando percebeu que precisava crescer, foi ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) buscar financiamento de R$ 25 mil, utilizando a garantia do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae.
Com quatro funcionários registrados e atendendo de 250 a 300 clientes por mês, a Barbearia Cardim funciona em um ambiente de 90 m², com quatro cadeiras, dois lavatórios, sofá e uma mesa de sinuca para entreter quem espera para ser atendido. Wellington está finalizando o pagamento do empréstimo e já tem planos para o próximo ano.
Estamos trabalhando com um novo modelo de fidelização, a Barbearia por Assinatura, e vamos ampliar ainda mais a área de atendimento. Para 2025, pretendo buscar um novo financiamento para abrir uma filial.
Wellington Cardim, barbeiro
Mais crédito para o pequeno
O Sebrae expandiu em R$ 2 bilhões as linhas de crédito no âmbito do Fampe, que funciona como garantia complementar para empreendedores que buscam crédito. De acordo com a instituição, esses recursos podem proporcionar crédito de até R$ 30 bilhões nos próximos três anos. A estratégia faz parte do Programa Acredita, lançado pelo governo federal e inclui iniciativas como o Desenrola para pequenas empresas e linha de crédito a Microempreendedores Individuais e microempresas.
O gerente de Serviços Financeiros e Captação do Sebrae, Valdir Oliveira, explica que o Desenrola, programa do governo federal de negociação de dívidas, é o primeiro passo para a expansão do crédito. “Atualmente, 6,5 milhões de empresas estão endividadas, o que significa cerca de 30% da base de CNPJs. Precisamos oferecer tratamento diferenciado para que elas tenham acesso a crédito”, enfatiza.
Empresários de pequeno porte já tomaram mais de R$ 1,5 bilhão em garantias do Fampe, do Sebrae, para empréstimos junto a bancos. No total, mais de 20 mil operações foram realizadas com os recursos do fundo. “Estamos crescendo no crédito no momento certo, de aquecimento da economia, e o Fampe representará o maior volume de crédito da carteira do Acredita. Enquanto o Acredita prevê R$ 15 bilhões, nós vamos chegar a R$ 30 bilhões. Essa é a nossa meta”, conclui.
Empreender por oportunidade
Moradores de Florianópolis e turistas que visitam a capital catarinense têm mais uma opção para o happy hour. É o Terraço 48, que harmoniza drinks e vinhos com comidinhas de boteco. Esse é o terceiro empreendimento do casal Luís Guilherme Valadares e Ana Carolina Garonce em Florianópolis. Eles contaram com o apoio do Fampe, do Sebrae, para obterem recursos para este novo desafio. O primeiro empreendimento surgiu de forma inusitada, quando o dono de um bar frequentado pelo casal, na Praia dos Ingleses, os convidou para montar um espaço de drinks.
Nós não sabíamos fazer drinks e nunca havíamos empreendido, mas gostamos da ideia. Estudamos receitas pela internet e criamos drinks havaianos. Montamos o espaço e começamos com seis tipos de coquetéis, em pouco tempo já eram 30 drinks diferentes.
Luís Guilherme, empreendedor
O espaço de drinks, batizado de Mahaw, fez tanto sucesso que, pouco tempo depois, o casal construiu, do zero, o novo Mahaw, em um Food Park ali perto. Desta vez, com dimensões adequadas ao bar, mantendo a decoração inspirada no Havaí. “Investimos R$ 30 mil, com recursos próprios, e tocamos os dois pontos”, conta o empresário. Incansável, Luís Guilherme já pensava na próxima empreitada quando visualizou oportunidade no terraço de um prédio comercial no mesmo bairro.
Pela primeira vez, precisou de um financiamento e, como cliente do Sicoob, buscou a instituição para viabilizar o negócio. “Eles me recomendaram o Fampe, do Sebrae. Não tive dificuldades para liberarem R$ 80 mil para reformar o espaço e inaugurar o Terraço 48, que abriu as portas em agosto”, comemora o empresário. O casal começou a pagar o empréstimo, com parcelas fixas e um plano de negócios bem detalhado, elaborado a partir da plataforma do Sebrae do Crédito Consciente.
Desta vez, eles vão investir também na culinária. A proposta são comidinhas de boteco que harmonizam com vinhos, espumantes e drinks variados. Segundo Luís, este é o primeiro passo para o próximo sonho, de construir um restaurante. “Até então, não tínhamos procurado o Sebrae para ajudar na gestão. Mas como alguns amigos mudaram suas empresas da água para o vinho com o Sebrae, ficamos entusiasmados. Chegou a hora de termos esse apoio”, admite o empreendedor.
Esta é a segunda reportagem da série Momento Crédito Consciente, um oferecimento do Sebrae Acredita. A proposta é levar conhecimento sobre o crédito para donos de pequenos negócios de todo o país. Confira o lançamento semanal de novos episódios e a série completa na Agência Sebrae de Notícias (ASN).